Viver

Quatro projectos culturais dividem 100 mil euros do programa Rede Cultura 2027

14 jul 2020 12:13

'Palco em Casa', 'Surma – II', 'Baile dos Pastorinhos' e 'O Rei que nunca foi Rei' são os quatro projectos apurados no programa Rede Cultura 2027, revelou esta segunda-feira o júri das candidaturas.

quatro-projectos-culturais-dividem-100-mil-euros-do-programa-rede-cultura-2027
Surma
DR

Estes quatro projectos foram seleccionados entre um grupo de oito concorrentes ao programa criado no âmbito da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, em 2027.

Palco em Casa foi apresentado pela Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) e Surma – II pela CCER Mais – Cooperativa para a Criação e Promoção Cultural, Educacional, Marketing e Intervenção Social, Cooperativa de Responsabilidade Limitada.

Baile dos Pastorinhos é da autoria da Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura e O Rei que nunca foi Rei foi apresentado pelo O Nariz – Teatro de Grupo.

A apreciação das candidaturas por parte do júri teve como base os critérios constantes em regulamento aprovado pela Assembleia Municipal de Leiria.

O júri foi composto por Luís Ferreira, director artístico no 23 Milhas, Ana Saraiva, chefe de Divisão de Acção Cultural, Museus e Turismo da Câmara Municipal de Leiria, José Pires, director artístico e financeiro do Teatro José Lúcio da Silva, Marta Martins, directora executiva da Artemrede, e Samuel Rego, gestor cultural,

"No processo de avaliação, a metodologia adoptada na selecção dos projectos incidiu na acção de cruzamento entre a apreciação de cada projecto escrito e a apreciação de cada apresentação no formato pitch."

Na apreciação global dos projectos que apresentaram candidatura, o júri e a Câmara Municipal de Leiria “congratulam-se pela forma meritória e construtiva como cada candidato participou na reflexão colectiva sobre o papel fundamental que a cultura assume na valorização do território de Leiria” avança a autarquia, em comunicado.

“Foram ainda destacados a robustez da rede de parceiros envolvidos, a valorização da dimensão humanista, o carácter inovador, a exequibilidade financeira e a dimensão de cidadania refletida no contributo para o bem comum.”

O Município destinou o montante de 100 mil euros para o investimento nos projectos inscritos neste programa de apoio à Rede Cultura 2027.