Viver

Residência artística de escultura em pedra marcado para a Villa Portela

23 jun 2020 15:54

Organizado pelo Município de Leiria, terá lugar entre os dias 6 e 19 de Julho nos jardins da Villa Portela.

residencia-artistica-de-escultura-em-pedra-marcado-para-a-villa-portela
Cinco escultores seleccionados representam área abrangida pela Rede Cultura 2027
Ricardo Graça

Partindo de uma proposta do escultor Abílio Febra para dar continuidade ao Simpósio de Escultura na Villa Portela, iniciado em 2018, em que o material base para criação artística foi a madeira, o projecto de Residências Artísticas Villa Portela vem afirmar-se como um campo de programação associado a este espaço.

Para a edição de 2020, foi proposta a pedra calcária como matéria-prima no desenvolvimento da técnica e criação tridimensional das obras a produzir.

Durante o processo de execução das esculturas, o espaço transforma-se gradualmente numa área de work in progress.

Durante as tardes ao longo do período da residência artística, os jardins da Villa Portela abrem portas e convidam a comunidade, procurando a partilha de experiências e conhecimentos.

A observação dos processos de trabalho da cada artista e a participação em conversas soltas de fim de tarde são algumas das sugestões para a fruição do espaço e do processo de criação.

Na edição deste ano, que contará com o JORNAL DE LEIRIA como media partner e a Filstone como mecenas, vão colaborar os artistas Abílio Febra, Filipe Curado, Mário Lopes, Thierry Ferreira e Vítor Reis, “considerando a sua experiência, metodologia e técnica de trabalho com os grandes blocos de pedra”, avança a autarquia, em comunicado.

São “cinco escultores experientes em projectos internacionais de escultura em pedra, bem como pela sua representatividade territorial na área abrangida pelos municípios que integram a Rede Cultura 2027, no âmbito da candidatura da cidade de Leiria a Capital Europeia de Cultura”.