Economia

Queijo do Rabaçal debate-se com a falta de promoção

28 jan 2022 15:37

Marketing | Queijarias dizem que há menos produtores de leite DOP, essencial para o queijo, mas os produtores asseguram que o que falta é a afirmação de uma marca que tem potencial de milhões

queijo-do-rabacal-debate-se-com-a-falta-de-promocao
Associação de produtores de leite dizem que, se houvesse procura de Queijo do Rabaçal, a oferta não faltaria
Jornal de Leiria/Arquivo
Jacinto Silva Duro

O Queijo do Rabaçal, produzido na Serra de Sicó, é um dos mais importantes e singulares produtos locais da região.

A nível gastronómico, turístico e de desenvolvimento é uma fileira com um potencial de negócio de muitos milhões de euros, mas continua a passar ao lado da larga maioria dos portugueses e até mesmo dos habitantes locais.

A zona demarcada tem o epicentro na área das localidades de Alvorge, no concelho de Ansião e distrito de Leiria, Degracias e Pombalinho, ambas no município de Soure e distrito de Coimbra, e vai-se alargando, como círculos em água para onde se atirou uma pedra.

A cadeia de valor, entendem alguns produtores e autarcas, emperra na falta de leite com Denominação de Origem Protegida (DOP) para a produção e de pastagens.

Portugal é um País onde, estatisticamente, se come muito queijo e, talvez por isso, os produtores sintam haver um certo esquecimento do sector.

“Sentimos que há falta de incentivos sérios e práticos para que os jovens se dediquem à actividade; à agricultura e à pastorícia”, aponta Fátima Carvalho, sócia-gerente da Queijaria Prado da Sicó, sediada em Santiago da Guarda, no concelho de Ansião.

“Sem leite, não há queijo”, diz e alerta para o facto de estar idosa a população que se dedica à criação de rebanho de cabras e ovelhas, essenciais, por exemplo, para a produção do Rabaçal - com duas partes de leite de ovelha e uma de cabra.

“Na zona, não vejo jovens com projectos ou a abrir explorações.”

Também Rui Oliveira, grão-mestre chanceler da Confraria do Queijo Raba- çal, lamenta que haja cada vez menos produtores de leite e se verifique a ausência de apoios estatais para a agricultura, pastorícia e produção de produtos endógenos.

“A maioria dos produtores de leite, mais velhos, estão a desistir dos rebanhos. Quando acabar o leite DOP, segue-se o quê? O falso Queijo do Rabaçal?”

É um produto DOP e só pode ser confeccionado com leite de produtores certificados da zona da serra. Quem conhece o verdadeiro Rabaçal sabe que este tem um sabor e odor marcados pelo tomilho ou “Erva de Santa Maria”, como é conhecido localmente.

Pelo menos, é o que assevera o grão-mestre chanceler da confraria que conta com 130 confrades com inscrições activas. “É um alimento rico em gorduras, ácidos aminados, proteína e vitaminas A e B”, adianta este médico de

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ