Economia

Rabaçal junta-se ao Queijo da Serra e da Beira Baixa para criar nova marca “Queijos do Centro Portugal”

15 nov 2022 15:29

Chancela é da responsabilidade da Inovcluster, Associação do Cluster Agroindustrial do Centro

rabacal-junta-se-ao-queijo-da-serra-e-da-beira-baixa-para-criar-nova-marca-queijos-do-centro-portugal
Nova Marca representa três grandes submarcas de queijo nacional
DR

O Queijo Rabaçal DOP  é uma das três submarcas reunidas sob a nova marca “Queijos do Centro Portugal”, apresentada na quinta-feira, dia 10, na InovFood Summit’22, evento que se realizou em Castelo Branco.

Juntam-se a esta nova chancela outros dois queijos da Região Centro, ícones dos seus territórios e marcantes de uma identidade própria, o Queijo da Serra da Estrela DOP e o Queijo da Beira Baixa DOP.

Criada pela Ivity Brand Corp, a marca identitária “Queijos do Centro Portugal” é da responsabilidade da Inovcluster, Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, em parceria com o Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, com o fim de valorizar a fileira e homenagear os pastores e as técnicas ancestrais de pastorícia do Centro. 

A marca tem igualmente o intuito de incentivar para um futuro mais sustentável "e com mais amor pelas artes e ofícios da cultura nacional".

Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corp, explicou, durante a apresentação que "o ambiente que envolve a produção destes queijos, verdadeiras relíquias guardadas do Centro do País" serviu como inspiração.

"Na tradição, nos trajes, no ritmo lento da natureza, no amor à terra… por fim, mas não menos importante, a figura do pastor, que surge destacada em toda a comunicação da marca."

“O futuro dos nossos queijos passará pelo seu reconhecimento como produtos de qualidade diferenciada, que são um legado histórico que é preciso manter e promover como únicos”, referiu, por seu turno a presidente da InovCluster.

Patrícia Coelho adiantou que se pretende que a medida traga um futuro capaz de "produzir mais valor para o leite, mais valor para o queijeiro e mais valor para o consumidor".

Estão envolvidas 15 entidades no programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, iniciativa inserida no programa de valorização da fileira do queijo DOP na região Centro, Financiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia, através do FEDER.