Sociedade

Rio Lena poluído por terceira descarga ilegal numa semana

3 abr 2020 17:00

GNR detectou acção criminosa numa linha de água, no rio Lena, com origem numa exploração pecuária

rio-lena-poluido-por-terceira-descarga-ilegal-numa-semana
Imagens captadas pelos militares da GNR
DR

Há mais um caso, conhecido, de poluição no rio Lena, o terceiro nos últimos dias. Uma descarga ilegal de um efluente pecuário para uma linha de água, no rio Lena, proveniente de exploração pecuária, no concelho de Porto de Mós, foi detectado ontem, 2 de Abril, pelo Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Leiria.

De acordo com a GNR, "no decorrer de uma acção de monitorização dos recursos hídricos, nos concelhos de Batalha e Porto de Mós, os militares detectaram uma descarga de efluentes pecuários directamente para um afluente do rio Lena, proveniente de lagoa de depuração".

"Após algumas diligências", refere o comunicado, "foi identificado o ponto de origem da descarga, resultando na elaboração de um auto de notícia pelo crime de poluição dos recursos hídricos, punido com pena de prisão até três anos ou pena de multa até 600 dias, tendo os factos sido remetidos para o Tribunal Judicial de Porto de Mós".

No passado fim-de-semana, foi conhecida uma acção criminosa, com origem no concelho de Porto de Mós, mas com efeitos visíveis sobretudo na Batalha: "GNR investiga descarga ilegal no rio Lena com consequências ambientais devastadoras".

O Município da Batalha reagiu e apresentou uma queixa em que identifica potenciais responsáveis por recentes descargas suinícolas, sobretudo na Ribeira da Calvaria, afluente do rio Lena: "Município da Batalha apresenta queixa face às descargas poluentes no concelho".

Mas, entretanto, o Núcleo de Protecção do Ambiente de Leiria, do Comando Territorial da GNR, detectou nova acção criminosa: "GNR detecta descarga ilegal de pecuária no rio Lena".

Hoje, 3 de Abril, as autoridades comunicaram a existência de mais um caso de poluição no rio Lena, o terceiro nos últimos dias.