Viver

Ronda Poética. Poemas de Sophia musicados ao vivo e um recital que junta pai e filha

22 abr 2023 10:35

Na música, o concerto do pianista João Paulo Esteves da Silva com a cantora Nazaré da Silva é o destaque do terceiro dia da Ronda Poética, que dedica uma tarde inteira a poemas de Sophia de Mello Breyner ditos e musicados ao vivo na livraria Arquivo

ronda-poetica-poemas-de-sophia-musicados-ao-vivo-e-um-recital-que-junta-pai-e-filha
João Paulo Esteves da Silva (voz, piano, composição) e Nazaré da Silva (voz, composição)
DR

Neste sábado, o destaque da Ronda Poética, em Leiria, vai para o recital de canto e piano com João Paulo Esteves da Silva e Nazaré da Silva, no Teatro Miguel Franco, depois das 18 horas.

João Paulo Esteves da Silva (voz, piano, composição) e Nazaré da Silva (voz, composição) são pai e filha. Juntos apresentam em Leiria um conjunto de temas compostos por João Paulo Esteves da Silva, outros por Nazaré da Silva e alguns compostos em parceria. O formato é o de um recital para duas vozes e piano, em que o canto é a realidade mais presente, complementada com momentos de recitação. Os textos são de João Paulo Esteves da Silva, na sua maioria, mas também de Nazaré, de Verlaine, Charlotte Mew ou Manuel de Freitas.

Pela manhã, está a decorrer o Roteiro dos Poetas, dinamizado pela companhia O Gato.

Às 11:30 horas, começa na livraria Arquivo a conversa que reúne Alfredo Pérez Alencart, António Carlos Cortez e Ozias Filho, sobre guerras civis e interétnicas, com moderação de Luís Filipe Castro Mendes.

Ainda na Arquivo, durante a tarde, há poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen ditos e musicados ao vivo, com Hugo Domingues e Sofia Ribeiro, Ricardo Graça e Rodrigo Cavalheiro, Pedro Sousa e Carolina Sobreira, Filipe Rocha, Sandrine Cordeiro e Liliana Silva, Luís Jerónimo e Neuza Lopes.

O espectáculo Poesia para salvar o mundo (com Ana Cristina Pereira, Filipe Lopes, José carlos Tinoco e Marco Figueiredo) começa às 14:30 horas no Mercado de Sant'Ana.

E, na Igreja da Misericórdia, pelas 16 horas, é apresentado o número 7 da revista Acanto. 

Já o livro A Inclinação das Ervas, de Carlos Lopes Pires, é apresentado na Casa Museu João Soares, com início às 17:30 horas.

O terceiro dia da Ronda Poética termina mesmo na Casa Museu João Soares, mas depois das 21:30 horas, com uma tertúlia sobre os Serões Literários das Cortes, a evocar as raízes da Ronda Poética, com Carlos Fernandes, Carlos Lopes Pires e Luís Vieira da Mota.