Abertura
Salário de emigrante sem sair de Leiria
Vivem cá dentro e trabalham para fora, com empresas estrangeiras que nem sequer operam em Portugal. Remotamente, a partir de casa ou de qualquer lugar com ligação à internet. Os contratos garantem um poder de compra muito acima da média
Quando deixou a Câmara Municipal da Marinha Grande, depois das últimas eleições autárquicas, Raul Testa decidiu especializar-se na economia digital, já a pensar na possibilidade de colaborar à distância com um empregador fora do País. “Rapidamente, percebi que não queria procurar trabalho em Portugal”. Todas (ou quase todas) as ofertas publicadas por empresas estrangeiras davam a conhecer a proposta de salário e nenhum (ou praticamente nenhum) anúncio de empresas portuguesas seguia a mesma prática. Além da transparência, a principal diferença, contudo, está no valor da remuneração: a trabalhar cá dentro para fora “ganha-se três ou quatro vezes mais, em média”. É um contrato de emigrante, sem precisar de emigrar. E uma fuga de cérebros, em nova versão.
Nos últimos anos, sobretudo desde o ínicio da pandemia, os empregadores estrangeiros compreenderam que podem contratar talento mais barato em Portugal, se oferecerem ao colaborador a possibilidade de se manter no País, a receber pelos padrões internacionais, ou seja, com um acréscimo considerável de poder de compra.
“Cá, um recém-licenciado entra no mercado de trabalho a ganhar mil euros, enquanto nos Estados Unidos ou no Norte da Europa o nível de entrada está nos três mil. Se a empresa estrangeira lhe pagar dois mil, está a dar-lhe o dobro do que ele ganha, o que é irrecusável. Mas, ao mesmo tempo, está a pagar um terço abaixo do que pagaria se recrutasse no próprio país”, explicou José Paiva, fundador da Landing Jobs, num artigo publicado pelo Expresso.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.