Viver
Saramago: as amizades e as homenagens em Leiria
Nos cem anos do nascimento do único português Nobel da Literatura, continuam bem vivas as memórias de visitas do escritor à região
José Saramago é Nobel da Literatura em Outubro de 1998 e logo na Primavera do ano seguinte marca presença na Feira do Livro de Leiria. Laura Esperança organiza o evento em representação da livraria Americana e o conhecimento, que é anterior, torna-se mais próximo. Entre telefonemas e troca de correspondência, Saramago terá sido das primeiras pessoas a saber da candidatura à Junta de Freguesia de Leiria. A novidade, partilhada durante uma viagem de carro, sinaliza a amizade que os uniu, sobretudo, entre 1999 e 2004, período em que o escritor esteve em Leiria por quatro vezes. “Muito sensível ao sentimento alheio e às desigualdades”, “humilde”, “tanto falava de coisas de importância mundial como contava uma graça”, recorda a antiga autarca. “Um sábio”, que tinha “prazer em conversar”.
Ourém é outro concelho, na região, onde as memórias em torno de José Saramago continuam bem vivas, agora que, na próxima quarta-feira, 16 de Novembro, se assinala o centenário do nascimento do único português Nobel da Literatura. Sérgio Ribeiro dá como exemplo a participação do poeta e ficcionista na sociedade Som da Tinta, editora e livraria com espírito de cooperativa, onde chegou a apresentar o romance A Caverna.
“Esteve várias vezes aqui em minha casa”, conta o antigo autarca e deputado europeu. “Um excelente amigo, uma relação bastante forte”.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.