Economia

SEAT estreia-se no segmento dos SUV com o Ateca

14 jul 2016 00:00

É o primeiro SUV da marca espanhola e alcançou as cinco estrelas do organismo europeu regulador da segurança automóvel EuroNCAP.

seat-estreia-se-no-segmento-dos-suv-com-o-ateca-4631

O SEAT Ateca tem 4,39 m de comprimento, apresentandose compacto por fora, mas muito espaçoso por dentro, sobretudo nos lugares de trás do habitáculo e na bagageira que, com 510 litros – 485 litros na versão 4×4 - é das mais generosas no segmento. A entrada na gama é feita a partir dos 26.921 euros para a versão 1.0 TSI a gasolina, com 115 cv, ao passo que a opção correspondente a gasóleo tem custo de 29.260 euros.

O novo SUV traz ainda muito equipamento de série, em especial sistemas de segurança. A oferta a gasolina arranca com o pequeno tricilíndrico 1.0 TSI sobrealimentado, com 115 cv e que com 200 Nm às 2000 rpm consegue melhores resultados a nível de desempenho do que o 2.0 atmosférico. Os motores turbodiesel também estão representados com o 1.6 TDI, de 115 cv, será a versão mais acessível (29.260 euros).

O gasóleo volta a estar presente com o 2.0 TDI, com 150 e 190 cv, com ou sem caixa DSG. Haverá ainda uma versão com sistema de transmissão integral 4Drive.

Grupo AMConfraria adquiriu Leiribéria
A apresentação do novo SUV coincidiu com o anúncio público da aquisição do concessionário SEAT para o distrito de Leiria, Leiribéria, pelo Grupo AM Confraria. Já há algum tempo que existiam indicações de que o negócio estaria para breve, mas só agora a empresa de Colmeias, Leiria, revelou os detalhes.

Segundo um comunicado do Grupo AM Confraria, desde Fevereiro que este assumiu a administração da Leiribéria, investimento inserido na estratégia de crescimento do grupo. “Crescer significa mais investimento”, afirma o empresário Jaime Gaspar dos Santos, que juntamente com a esposa, Francelina Santos, gere o grupo.

O empresário, que há 27 anos criou a AutoMecânica da Confraria, refere que o investimento foi “um dos maiores realizados pelo grupo até agora”.

“Desde há alguns anos que vínhamos a pensar instalar- nos junto à cidade de Leiria, para estarmos mais próximos dos nossos clientes”, conta Jaime Santos, acrescentando que a possibilidade de aquisição da Leiribéria foi visto, assim, como “uma mais-valia para o grupo”.

O primeiro contacto, adianta, foi feito no dia 4 de Janeiro e, no dia 1 de Fevereiro, já a nova administração estava em funções.

“Foi um processo muito rápido, tendo em conta a necessidade de assegurar a continuidade da empresa”, refere.

A aquisição mantém os 25 postos de trabalho, estando em curso um processo de reestruturação interno que deverá estar concluído até final do ano.