Sociedade

SMAS de Leiria instalam rede de bebedouros na cidade

5 jun 2023 16:28

Objectivo é promover o consumo de água da torneira e contribuir para a diminuição da utilização de plásticos descartáveis

smas-de-leiria-instalam-rede-de-bebedouros-na-cidade
.
Fotografia: SIMLIS

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria estão a instalar uma rede de bebedoudos na cidade, com o objectivo de promover o consumo de água da torneira e contribuir para a diminuição da utilização de plásticos descartáveis.

Nesta fase estão já disponíveis bebedouros no Mercado de Sant’ Ana, no Castelo, no Parque do Avião e junto ao Centro de Interpretação Ambiental, mas o compromisso dos SMAS é alargar a medida a outros pontos da cidade.

Em comunicado, os serviços explicam que, com esta rede de bebedouros, pretende incentivar o recurso à águra da torneira, permitindo “aos transeuntes encher a sua garrafa ou copo reutilizáveis”. Dessa forma, há também um contributo para a diminuição da utilização de plásticos descartáveis.

“Permite o livre acesso ao consumo de água da rede pública, de forma acessível, gratuita e facilitada, a todos aqueles que o desejam fazer, e reforça a aposta dos SMAS de Leiria na promoção da campanha de incentivo ao consumo de água da torneira”, salienta a nota de imprensa dos SMAS.

Na última edição da Feira de Leiria, os SMAS estiveram presentes com uma rede temporária constituída por oito bebedouros, aguadeiros que andaram pelo recinto da feira a distribuir água da torneira aos visitantes. Em jeito de balanço, os serviços adiantam que, nos 30 dias o evento, foram consumidos "seis metros cúbicos o que dá 6.000 litros de água, o que corresponde à não utilização de 18.200 garrafas de plástico de água engarrafada de 0,33 litros”.

“Estes valores mostram que ainda há um longo caminho a percorrer no que diz respeito à sensibilização para um consumo mais consciente de água, mas verificamos que a população está cada vez atenta e cooperante”, frisa o comunicado dos SMAS.