Covid-19

Sobreposição de agendamento e ida antes da hora geram “caos” na vacinação em Leiria

28 abr 2021 16:03

Esta manhã, à porta do Centro de Vacinação Covid-19, no estádio de Leiria, houve longas filas e os utentes demoraram várias horas até serem vacinados

sobreposicao-de-agendamento-e-ida-antes-da-hora-geram-caos-na-vacinacao-em-leiria
Depois das longas filas ao início da manhã, por volta das 14 horas era menos a confusão
Raquel de Sousa Silva
Raquel de Sousa Silva

Centenas de pessoas acumularam-se esta manhã à porta do Centro de Vacinação Covid-19, no estádio de Leiria, devido a sobreposição de agendamento e ao facto de muitas se deslocarem para o local antes da hora marcada. Várias pessoas ouvidas pelo JORNAL DE LEIRIA falam mesmo em “caos”.

Maria Reis tinha marcação para as 10:47 horas, para levar a vacina contra a Covid-19. Às 14 horas ainda não tinha saído do Centro de Vacinação.

“Chegámos às 10.45 horas e já havia uma fila imensa. Era suposto ela entrar pela porta 7, mas afinal a entrada era na 8. Depois teve de fazer o circuito interno até à porta inicial, o que talvez tenha causado algum atraso”, aponta o marido, Joaquim Reis, que foi vacinado quinta-feira da semana passada e não encontrou “confusão nenhuma”.

O mesmo relato foi feito ao JORNAL DE LEIRIA pelas esposas de dois idosos que também tinham marcação para cerca das 11 horas e às 14 ainda não estavam cá fora.

“O que consta é que às 9 horas já cá estava muita gente que só tinha marcação para mais tarde”, conta uma das idosas, também ela vacinada na semana passada sem grande demora.

Ana Silva, coordenadora da vacinação, confirma: muitas pessoas chegaram ao Centro de Vacinação antes da hora marcada. “Não temos capacidade para controlar quem está à porta e não devia estar por ter chegado antes do tempo. Estamos no limite da resistência e da capacidade”.

A coordenadora da vacinação frisa que as pessoas não devem ir antes da hora marcada, porque quem está no centro a administrar as vacinas “não pode cancelar nem mandar embora” quem está à porta, mesmo que tenha chegado antes do tempo.

Ana Silva explica que, por outro lado, houve sobreposição de agendamento esta quarta-feira. Ou seja, ao agendamento feito pelos centros de saúde juntou-se o auto-agendamento feito online pelos utentes com mais de 65 anos. “Entre as 9 e as 10 horas estavam agendadas 150 pessoas a mais” para a capacidade de resposta, revela.

Também apela a que os utentes vão sozinhos à vacina se forem autónomos. “Os acompanhantes não são precisos, e muito menos devem ficar à entrada à espera, que voltem para os carros”.

Para amanhã, quinta-feira, prevê-se novamente confusão, porque já se percebeu que estão agendadas 200 pessoas em excesso, conta a médica.