Sociedade

Sofia Mota: uma vida além-fronteiras entre Angola, Pequim e Macau

20 fev 2021 12:00

Natural de Leiria, dá aulas de inglês, depois de ter trabalhado como jornalista.

sofia-mota-uma-vida-alem-fronteiras-entre-angola-pequim-e-macau
Sofia Mota formou-se inicialmente em Psicologia. Depois, fez também o curso de Chinês-Português.
DR
Maria Anabela Silva

Enfrentar o desconhecido e aproveitar as oportunidades são duas frases que ilustram bem a experiência de Sofia Mota além-fronteiras. Primeiro em Angola, depois em Pequim e agora em Macau, a professora, natural de Leiria, que já foi também psicóloga, promotora de eventos e jornalista, tem procurado tirar o melhor partido das experiências pelas quais tem passado em contextos e mundos tão diferentes.

A primeira aventura no estrangeiro aconteceu em 2008, quando a crise começava a fazer estragos em Portugal. Licenciada em Psicologia, Sofia Mota foi uma das vítimas. Perdeu o emprego que tinha na sua área de formação e estava a dar aulas de AEC – Actividades de Enriquecimento Curricular, quando surgiu a oportunidade de ir para Angola. Agarrou-a com toda a sua energia e partiu para Luanda, onde esteve dois anos a trabalhar na área cultural, como produtora de eventos e de espectáculos.

“É um mundo completamente diferente. Luanda é um caos. Foi uma experiência muito marcante e particularmente rica. Aliás, todas as experiências fora da nossa zona de conforto, do que conhecemos, têm prós e contras, mas são muito enriquecedoras, porque o lidar com o desconhecido obriga-nos a descobrir estratégias para o enfrentar do ponto de vista emocional, social e profissional. E isso enriquece-nos”, afirma.

De regresso a Portugal, Sofia Mota voltou a estudar, inscrevendo-se no curso de Chinês-Português da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ