Sociedade

Sonhado há 30 anos, lar residencial do CRIF começa a erguer-se

7 jan 2024 10:08

Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF) assinalou, este sábado, o início da construção da obra, estimada em 1,5 milhões de euros e com capacidade para acolher 22 utentes.

Lar receberá o nome do Papa Francisco
Lar receberá o nome do Papa Francisco
CMO
Presidente da direcção agradeceu aos utentes, a "razão" que inspira a instituição a crescer
Presidente da direcção agradeceu aos utentes, a "razão" que inspira a instituição a crescer
Colocação da primeira pedra teve lugar este sábado
Colocação da primeira pedra teve lugar este sábado

Está formalmente iniciada a construção do la residencial do Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF), com a colocação da primeira pedra que teve lugar este sábado. Sonhada há cerca de 30 anos, a obra vai dar resposta a 22 utentes e será parcialmente financiada com verbas angariadas através da venda do Terço do Centenário das Aparições.

Segundo uma nota de imprensa da Câmara de Ourém, na cerimónia que assinalou o início da empreitada, o presidente da Direcção do CRIF, padre António Pereira, não escondeu a alegria pela concretização desde sonho e salientou os apoios recebidos de várias entidades, nomeadamente da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, que promoveu a venda do terço, através da qual já foi possível juntar 655 mil euros para esta causa.

"O Terço do Centenário é um compromisso social”, frisou Purificação Reis, presidente da ACISO, referindo que este é um projecto solidário que diz muito à instituição e que envolveu muitos dos seus associados. Citada naquela nota de imprensa, a empresária manifestou-se convicta de que “mais do que um edifício físico, vai-se construir esperança, inclusão e dignidade”.

Isso mesmo lembrava o padre António Pereira no ano passado, em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, através das quais sublinhava que a obra é uma “necessidade”, que dará resposta aos utentes da instituição, que, entretanto, envelhecerem. “Há vários colocados em lares fora de Fátima, que tiveram de sair do contexto e do ambiente onde viveram grande parte da vida”, lamentava o presidente da instituição.

Com capacidade para 22 utentes, o lar residencial será construído junto às actuais instalações do CRIF, o que permitirá “aproveitar” as infra-estruturas existentes, como refeitório, ginásio, piscina e lavandaria, “aliviando” o investimento a fazer.

A obra, estimada em sede de candidatura ao PARES 3ª Geração, em um milhão de euros, deverá aproximar-se de 1,5 milhões de euros, contando com um apoio desse programa a rondar 725 mil euros e com as verbas angariadas com o terço do Centenário.

A empreitada terá ainda uma comparticipação da Câmara de Ourém na ordem dos 155 mil euros, "montante que tem sido disponibilizado para todos os projectos concelhios no mesmo âmbito", salienta a nota de imprensa da autarquia, a qual refere que "Ourém tem neste momento oito projectos deste género em curso por todo o concelho e quatro prestes a iniciar", para além dos sete investimentos na área da infância, dos quais duas creches já inauguradas.

Estes dados “demonstram a capacidade e a excelência que pretendemos para as respostas sociais do nosso concelho”, afirmou Luís Albuquerque, presidente do município.

Fundado em 1976, o CRIF tem como principal objectivo a integração das pessoas com deficiência nos diferentes domínios da vida.