Abertura

Sorrir, servir e resistir nos mais antigos centros comerciais da região

30 nov 2023 20:30

Cruzaram três ou quatro décadas, ultrapassaram os altos e baixos da economia e as variações das modas. Eis alguns dos mais antigos centros comerciais, onde muitos lojistas se mantêm estoicamente desde a inauguração

Custódio Marques
Custódio Marques
Nuno André Ferreira
Ema Barros
Ema Barros
Maria da Conceição Sousa
Maria da Conceição Sousa
David Fialho com os pais, Luís Fialho e Lídia Eugénio
David Fialho com os pais, Luís Fialho e Lídia Eugénio
Daniela Franco Sousa

Revolucionaram a forma de fazer compras, juntando lojas, restaurantes e cafés sob o mesmo tecto. Convidavam ao consumo e faziam parte do passeio domingueiro. Hoje, sem escadas rolantes nem insígnias multinacionais, apesar da forte concorrência de shoppings mais modernos e do sufoco financeiro que vivem muitas famílias, alguns destes antigos centros comerciais continuam a fazer parte da comunidade, habituada à simpatia de quem os serve há várias gerações.

Quando foi inaugurado, há mais de quatro décadas, o Centro Comercial Gafa gerou a loucura entre clientes e lojistas. Tal era o mar de pessoas que se juntava para passear e fazer compras naquele novo espaço de Alcobaça, que os comerciantes não tinham mãos nem horas suficientes para atender tanta gente.

Tão antigo é o centro comercial, que Lurdes Fernandes, filha de um dos três construtores, demora-se nas contas. “Abriu há 41 ou 42 anos. Estava grávida do meu filho.” O Gafa foi construído por etapas e

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ