Economia

Startup de Leiria alia nanotecnologia e IA para inovar na indústria

2 jan 2025 15:00

Dimera venceu a categoria Iniciativas Inovadoras da VII edição dos Prémios Mares Circulares

startup-de-leiria-alia-nanotecnologia-e-ia-para-inovar-na-industria
João Caseiro, Cátia Guarda e Ana Pires são os fundadores da startup Dimera
Fotografia: Ricardo Graça
Jacinto Silva Duro

A Dimera, tecnológica incubada na Startup Leiria e especializada no desenvolvimento de materiais sustentáveis e inovadores com recurso a Inteligência Artificial e nanoengenharia, venceu a categoria Iniciativas Inovadoras da VII edição dos Prémios Mares Circulares.

A empresa, fundada em Outubro, concorreu com uma ideia que funciona como demonstração de produto e que propõe o uso de nanotubos para combater a poluição com microplásticos.

“Muitas das abordagens, neste momento, agem ao nível de macroplásticos, como garrafas ou embalagens, porque são visíveis, mas é dada pouca atenção aos microplásticos e aos nanoplásticos, que trazem muitos problemas ao entrar na cadeia alimentar, com impactos ambientais e na saúde humana desconhecidos”, explica Ana Pires, CEO da startup e especialista na área da sustentabilidade.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ

Veja Também