Viver

Teatr'Ambu, Juncateatro e Olaré no palco ao ar livre em Porto de Mós

24 jul 2024 10:07

Prossegue o festival de teatro de rua de Porto de Mós na Praça da República com mais três espectáculos

teatrambu-juncateatro-e-olare-no-palco-ao-ar-livre-em-porto-de-mos
Trupêgo, na edição de 2022
CMPM

São muitas perguntas e todas estão na origem da peça que o Teatr'Ambu, de São Jorge, apresenta esta sexta-feira, 26 de Julho, na nona edição do Festival de Teatro de Rua de Porto de Mós.

“Quando te perguntam “o que é liberdade para ti, hoje?” o que te vem à cabeça? Porquê? Qual o teu conceito de ser livre? Será que só te apercebes de que és livre, quando és confrontado com a falta de liberdade?” Estas (e outras) questões alimentam a dinâmica de Silêncio; estamos a gravar, para ver na Praça da República, depois das 21:30 horas.

O festival organizado pelo Leirena em co-produção com o município e apoio da Direcção-Geral das Artes prossegue no sábado, 27 de Julho, com A Viagem, pelo Juncateatro, do Juncal, e já no domingo, 28 de Julho, o Teatro Olaré, do Serro Ventoso, leva à cena Barraca de Perdição.

“A vida de personagens presas à rotina é desviada pela oportunidade de criar um projeto livre de requisitos. Quando três viajantes sedentos de contacto com o desconhecido se misturam com a vizinhança, as vontades divergem e o desejo de tornar uma ideia real controla o grupo heterogéneo. Será possível responder à vontade de cada um sem causar uma barracada?”, lê-se na sinopse.

O encerramento acontece a 2 e 3 de Agosto, com o Trupêgo na primeira noite e o grupo Um Par de Cinco (de Mira de Aire) no derradeiro espectáculo.

Este ano, o programa do Festival de Teatro de Rua de Porto de Mós, que arrancou a 20 de Julho, volta a dar espaço às companhias de teatro locais, num conjunto de 7 espectáculos que abordam a temática da liberdade, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Todas as apresentações acontecem na Praça da República.