Viver
Teatro e circo na Pia do Urso com o Leirena
O grupo já realizou edições em Ourém, Ansião e Penafiel

Pela primeira vez, o concelho da Batalha recebe o projecto de teatro e circo contemporâneo Estações Efémeras, que tem como propósito a promoção de espaços naturais, o compromisso com a preservação ambiental e a valorização da identidade cultural local.
Depois do trabalho de residência artística desenvolvido desde 22 de Julho, no próximo domingo, 3 de Agosto, com início às 18 horas, o resultado é apresentado ao público na forma de um espectáculo em percurso na aldeia da Pia do Urso.
Com edições anteriores realizadas, por exemplo, nos municípios de Ourém, Ansião e Penafiel, entre outros, o Estações Efémeras é um projecto do Leirena Teatro, de Leiria, que junta artistas profissionais e amadores.
Na Batalha, segundo o Leirena, o Estações Efémeras envolve a criação de monólogos por cinco profissionais na área do teatro e do circo contemporâneo, com base numa pesquisa sobre o património do lugar, além de entrevistas com a população.
A comunidade – incluindo elementos dos grupos O Alguidar, Academia Sénior e A Casa do Mimo – é convidada a participar na criação de uma encenação pelo director artístico do Leiria, Frédéric da Cruz Pires.
Também com histórico em Leiria e Figueiró dos Vinhos, o Estações Efémeras tem, na Batalha, o município como parceiro e conta com apoio da Junta de Freguesia de São Mamede.
Na aldeia da Pia do Urso, sobressaem várias habitações típicas da região serrana, recuperadas nos últimos anos, em que a pedra e a madeira são os materiais mais utilizados. Na povoação está instalado um percurso sensorial na Natureza adaptado para pessoas invisuais.