Sociedade

Temporal: estrada entre a Barosa e a Estação encerrada

1 jan 2023 17:43

Chuva intensa tem provocado inundações na via pública em Leiria ao longo do dia

temporal-estrada-entre-a-barosa-e-a-estacao-encerrada
Prevê-se uma melhoria do estado do tempo depois das 18 horas
Ricardo Graça/Arquivo

A elevada precipitação em Leiria nas últimas horas tem provocado situações pontuais de inundação na via pública ao longo do dia, avançou o vereador com o pelouro da Protecção Civil na Câmara Municipal de Leiria, Luís Lopes.

A situação mais grave, a esta hora, prende-se com o galgamento das margens por uma ribeira na zona do Picheleiro, o que obrigou ao encerramento de uma estrada que, através dos campos do Lis, liga a Barosa à Estação, que continua fechada.

Foi ainda recomendada a retirada de equipamentos e automóveis numa oficina, para minimizar danos, lê-se numa nota divulgada pelo município.

Anteriomente, também este domingo, primeiro dia do novo ano, a zona da Fonte das Três Bicas voltou a acumular água devido à chuva intensa, o que deixou a Rua Tenente Valadim intransitável por alguns minutos.

Embora hoje menos grave, é a segunda vez com diferença de dias que episódios de precipitação intensa deixam a Rua Tenente Valadim sem condições para a circulação do trânsito e a Câmara de Leiria está a avaliar o contexto para identificar a causa da pressão sobre o local. 

Na Rua de São Miguel, o temporal provocou novos arrastamentos na encosta do cemitério.

Foi também vedado o acesso da rotunda da A17, junto ao Lis Hotel até aos Campos do Lis, devido a instabilidade no talude por baixo da ponte da A17, como medida preventiva.

Segundo Luís Lopes, prevê-se uma redução significativa da precipitação depois das 18 horas, com melhoria do estado do tempo nos próximos dias, o que deverá permitir a regularização dos caudais.

* Notícia actualizada às 19:15 horas para incluir o terceiro e o sétimo parágrafos, após um comunicado distribuído pela Câmara de Leiria.