Sociedade
Transporte a pedido avança em Janeiro no Norte do distrito
Transporte a pedido avança em Janeiro no Norte do distrito. Projecto da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria para complementar rede pública de transportes.
Chama-se MOBI Região de Leiria e pretende melhorar o acesso à rede de transportes públicos. O novo serviço de transporte a pedido, criado pela Comunidade Intermunicipal (CIM), começa a funcionar em Janeiro, em regime experimental, nos concelhos de Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.
"O transporte flexível a pedido é um serviço de transporte público em que o passageiro pode fazer antecipadamente a reserva da sua viagem", explica uma nota de imprensa da CIM da Região de Leiria.
A reserva é feita através de uma chamada para o número de telefone 800 24 25 26, de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 15 horas, com o serviço a ser assegurado "com recurso aos operadores locais (táxi)". O utilizador pagará "entre 1 a 2,5 euros, montante equivalente ao custo de transporte em autocarro integrado na rede pública".
Trata-se de um serviço "complementar" a essa rede e pretende "assegurar as deslocações para a sede do município, onde os utentes poderão ir aos seus locais habituais (centro de saúde, farmácia, mercado, banco, correios, etc.)", acrescenta a nota da CIM da Região de Leiria.
Para já, o serviço ficará disponível nos concelhos de Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, como forma de ser "mais um contributo no combate ao isolamento da população sénior" e "melhorar o acesso à rede de transportes públicos. Mas o objectivo é que, dentro de dois anos, o serviço possa chegar aos dez concelhos que integram a CIMRL.
Na primeira fase, o projecto, financiado pelo Programa de Apoio à Redução (PART), representará um investimento superior a 80 mil euros, montante projectado para "mais de 10 mil viagens de táxi apoiadas".