Economia
Turismo sustentável de Óbidos atrai interesse de japoneses
Federação económica de Shikoku visitou vila medieval
Uma comitiva da Shikoku Economic Federation, organização que representa empresas e instituições da região japonesa de Shikoku, foi recebida no dia 8, pelo executivo municipal de Óbidos no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, numa missão cuja finalidade passava por conhecer a estratégia local no âmbito do turismo sustentável.
No encontro, Keisuke Nagai, presidente da Shikoku Economic Federation, afirmou que “Óbidos é [um município] muito conhecido e tem, parece-nos, um turismo sustentável, ao contrário de muitas cidades japonesas que têm excesso de turistas”.
Em nota, a autarquia revela que "os representantes da comitiva japonesa demonstraram um grande interesse pelas iniciativas levadas a cabo por Óbidos para preservar o seu património histórico e natural, ao mesmo tempo que promove um modelo de desenvolvimento turístico equilibrado, sustentável e culturalmente enriquecedor".
Ao longo dos trabalhos, foram partilhadas experiências sobre como a vila concilia o aumento da procura turística com a necessidade de proteger os seus recursos, valorizando a identidade local e envolvendo a comunidade.
“Óbidos foi designada, em 2015, ‘Cidade Criativa da Literatura da UNESCO’, o que reforçou o nosso compromisso com a Cultura, a Literatura e o Conhecimento, e chancelada, em 2024, pela ONU, como ‘Best Tourism Village’. Mas estes títulos também nos trouxeram responsabilidades acrescidas e um conjunto de regras e objectivos”, referiu o vice-presidente do município.
José Pereira, recordou que, em 2023, a vila e território receberam 2,3 milhões de visitantes, número que cresceu, em 2024, para os 2,7 milhões.
"O Castelo não ‘aumenta’, está igual, o que exige uma gestão diária por parte do município para que o turismo em Óbidos seja sustentável", apontou.