Viver

"Twist de Chícharos" ou "Trilogia de Polvo"? Quem vai à final das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia?

8 jul 2021 16:54

A partir de 12 de Julho terão lugar as eliminatórias regionais

twist-de-chicharos-ou-trilogia-de-polvo-quem-vai-a-final-das-7-maravilhas-da-nova-gastronomia
Leitão Malhado de Alcobaça, Morcela & Jus, criado por João Nuno Silva
7 Maravilhas da Nova Gastronomia

Foram anunciados os finalistas regionais, do distrito de Leiria, da terceira fase do concurso 7 Maravilhas da Nova Gastronomia.

As categorias a concurso são Petiscos, Vegetariana, Vegana, Peixe e Marisco, Carne, Cozinha Molecular e Doçaria e o distrito conta com vários candidatos nesta selecção.

Nos Petiscos, da Batalha, concorre o prato Abadia, criado por Ricardo Fernandes, do Mosteiro do Leitão, na categoria Vegana, de Porto de Mós, entra na lista o Twist de Chícharos com Aromas do Bosque, criado por Kurt Viviers, do Cooking and Nature, enquanto para o Peixe e Marisco, da Nazaré, concorre a Trilogia de Polvo -, de Carlos Ferreira, do Pangeia.

Na Carne, a Batalha avança com a Estrela do Mosteiro, confeccionada por Bruno Figueiredo, do Mosteiro do Leitão, e, na categoria da cozinha molecular, o Hotel Evolutee Royal, de Óbidos, propõe Leitão Malhado de Alcobaça, Morcela & Jus, criado por João Nuno Silva.

Por fim, na Doçaria, o mesmo hotel concorre com Brisa do Lis com Texturas de Maçã, de Bruna Duarte.

A partir de 12 de Julho terão lugar as eliminatórias regionais num total de 14 programas transmitidos em directo na RTP, a partir de várias regiões do país, onde serão apurados 7 candidatos por categoria, num total de 49 pré-finalistas.

Um painel de Especialistas composto por 140 elementos de todos os 18 distritos e das duas regiões autónomas, fez a primeira selecção dos estabelecimentos, reduzindo a lista para sete restaurantes e chefes candidatos por distrito e regiões autónomas em cada uma das sete categorias, “que expressam as várias opções de iguarias da Nova Gastronomia, tendo em conta não só a tradição que temos em Portugal, mas colocando igualmente nos pratos da balança, novas opções gastronómicas”, refere a organização num comunicado enviado à Redacção do JORNAL DE LEIRIA.