Sociedade
Um cartão amarelo, uma multa e muitas dúvidas na fiscalização da PSP de Leiria
Polícia verifica cumprimento de novos horários de confinamento
Pouco passava das 22 horas, quando cinco agentes da PSP de Leiria saíram do Comando Distrital rumo à cidade, na quinta-feira. O concelho está sob novos horários desde a semana passada, quando foi considerado um território de risco elevado. Desde então, restaurantes e cafés têm de encerrar portas às 22:30 horas e há recolher obrigatório a partir das 23 horas.
“Em geral, as pessoas estão a cumprir”, adianta o sub-comissário Hugo Silva.
Depois de estacionar na Praça Rodrigues Lobo, a fiscalização da PSP começou nos cafés e restaurantes. Com uma acção pedagógica, os polícias lembraram as regras e a proibição de venda de bebidas alcoólicas sem acompanhamento de refeição. “Aproveitamos sempre para fazer sensibilização.”
“Embora não concorde com a hora de encerramento, a fiscalização da PSP é bem-vinda. Ajuda-nos a esclarecer algumas dúvidas. Noventa por centro das pessoas já tem consciência dos horários e tem isso em conta quando faz a reserva”, afirma José Ricardo, do restaurante Taberna na Praça. Na esplanada, um grupo de cinco pessoas (seis é o número máximo permitido por mesa) questionava se poderiam permanecer depois da hora do encerramento do restaurante.
José Ricardo revela: “Não. A esplanada faz parte do restaurante. Tudo tem de estar fechado às 22:30 horas” Os agentes prosseguem a ronda, sempre com alertas aos empresários do novo horário. “Ainda há muita confusão. Como as regras estão sempre a mudar, as pessoas nem sempre estão a par das alterações”, confidencia um dos agentes.
Aliás, uma das perguntas mais ouvidas foi: “22:30? Não era às 23 horas?”
Próxima paragem: Atlas Hostel. A porta estava encerrada, mas vários clientes estavam a sair. A PSP inspeccionou o local e alertou o proprietário para a hora de encerramento. Já passavam alguns minutos da hora do fecho, mas não havia refeições a serem servidas e os clientes estavam a pagar para sair. Ficou ainda o alerta para a falta de ventilação do espaço: “Não podem ter as janelas todas fechadas.”
Um cartão amarelo foi ‘mostrado’, com a advertência de que da próxima sai uma multa. O valor da coima para pessoa colectiva situa-se entre os 1000 e os dez mil euros, avisa a PSP.
“Esta parece ter sido u
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.