Sociedade
Unidade de biometano em Amor obtém estatuto de Potencial Interesse Nacional
A expectativa dos promotores é que a unidade entre em funcionamento no final de 2026
O projecto para a construção de uma unidade de produção de biometano a partir de efluentes suinícolas e avícolas, a desenvolver em Amor, no concelho de Leiria, obteve o estatuto de investimento com Potencial Interesse Nacional (PIN). A informação foi avançada pelo representante da Génia Bioenergy, empresa espanhola que, em parceria com a Repsol, vai investir perto de 40 milhões de euros na unidade, numa sessão realizada no passado dia 13, em Leiria, que contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, João Moura.
Na ocasião, Amândio Santos, que participou no encontro em representação do promotor, explicou que o reconhecimento como PIN, que permite alguma agilização nos processos de licenciamento, justifica-se pelo facto de o projecto “substituir importações” e pelo seu manifesto interesse ambiental.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.