Economia

Ursinho Verde abriu no centro de Leiria

16 jul 2020 12:00

Loja de produtos ecológicos para bebé

ursinho-verde-abriu-no-centro-de-leiria
Gil e Cândida inauguraram nova loja no dia 9
Jacinto Silva Duro
Jacinto Silva Duro

Tudo começou há dois anos, com as fraldas reutilizáveis da Francisca.

Os pais, Cândida Silva e Gil Jerónimo, queriam uma solução que não fosse agressiva para o ambiente e, antes do nascimento da filha, procuraram - e acharam - uma resposta para um dos problemas de quem singra na aventura de ter um filho.

A pesquisa correu tão bem, que os dois acabaram por se aventurar na criação da Ursinho Verde, loja especializada em produtos ecológicos e de baixo impacto ambiental, para crianças dos zero aos dois anos.

O espaço abriu no dia 9, na Rua D. Dinis, no centro histórico de Leiria, após uma fase de “gestação” no Facebook.

Porquê gastar dois mil euros, quando 300 chegam e ainda se melhora o ambiente?
"As fraldas ecológicas que vendemos só tem pontos positivos. O seu impacto ambiental é muito mais baixo do que o das fraldas descartáveis, que demoram 500 anos a desaparecer do ambiente. Isto quer dizer que as primeiras fraldas desse tipo que surgiram no mercado, ainda por aí andam", explicam Gil e Cândida, sublinhando que o custo é também mais baixo.
 
"Um bom kit de fraldas ecológicas custa 300 euros e pode ser usado com outra criança, ao fim dos cerca dos dois anos e meio onde, normalmente, são precisas. O custo das fraldas 'normais' é de cerca de dois mil euros. O impacto na carteira é evidente e, na saúde do bebé, também. Não têm compostos químicos que causem problemas de saúde às crianças."
 
A recordar as fraldas que os nossos pais e avós usaram, as ecológicas podem ser lavadas, mas, agora, na máquina, após serem inseridas dentro de um saco especialmente concebido para o efeito. 

"Quando tivemos a Francisca, queríamos que os produtos para ela fossem o mais naturais possível, das fraldas aos produtos de higiene. Com a experiência recolhida, começámos a pensar que poderíamos convencer mais pessoas a utilizar estes produtos", recorda Gil.

Passaram à acção, contactaram uma marca que lhes dava mais garantias ambientais e de segurança para a saúde da bebé e compraram fraldas ecológicas, baseadas numa solução de microfibras biodegradáveis absorventes em bambu, e começaram a vendê-las na página do Ursinho Verde, no Facebook.

Recentemente, a pandemia veio acelerar a criação de um negócio físico. "No confinamento, tínhamos tempo e resolvemos apostar a sério no negócio. As coisas correram bem e começámos a pensar em expandir. Por que não, além das fraldas, juntar artigos ecológicos ou feitos em Portugal e abrir uma loja?", conta Cândida.

Com o espaço em casa a começar a ser curto para o stock, procuraram um espaço e surgiu a oportunidade de abrir a loja na Rua D. Dinis, a que juntaram o negócio online.