Economia

Ursinho Verde produz fraldas reutilizáveis

11 mar 2021 15:49

Próximo objectivo é a internacionalização de vendas

ursinho-verde-produz-fraldas-reutilizaveis
A equipa da Ursinho Verde: Mariana Silva, Gil Jerónimo e Cândida Silva
Ricardo Graça
Jacinto Silva Duro

A Ursinho Verde, empresa sediada em Leiria, passou a ter produção de fraldas reutilizáveis, ecológicas, de bolso.

Gil Jerónimo, um dos responsáveis pela marca de Leiria, explica que o modelo, que já anteriormente comercializavam, era produzido na China, mas que foi feito um esforço para que o produto passasse a ter o máximo de componentes e produção nacionais.

"O sistema de fraldas que comercializamos tem uma parte exterior impermeável e uma parte interior confeccionada com um tecido com efeito 'sempre seco'. Deixa passar o xixi, mas a criança não se sente húmida. Estas duas partes fazem um bolso, onde podem ser colocados vários tipos de material absorvente", explica, referindo que, no caso das fraldas Ursinho Verde, esta parte é constituída por absorvente de algodão.

No mercado, adianta, há outros tipos de material com este fim, como as micro-fibras ou o bambu. Em Portugal, além da Ursinho Verde, há apenas outra empresa a produzir fraldas deste tipo.

O tecido exterior impermeável é o único componente que não é de manufactura nacional, embora a empresa esteja a tentar encontrar um fornecedor em Portugal.

Com a loja física, na Rua D. Dinis, em Leiria, a celebrar quase um ano de portas abertas, a marca expandiu o negócio e reforçou-se com a unidade de produção de fraldas.

"No final do ano passado, já tínhamos criado uma nova colecção de teste, fabricada em vários pontos do País, mas percebemos que era possível produzir e vender para Portugal, a partir de Leiria", conta Jerónimo.

Segundo o responsável, as fraldas que comercializa permitem uma absorção natural, enquanto as descartáveis mais comuns no mercado fazem uma absorção química, uma vez que utilizam preparados químicos, como a sílica, muito semelhante à utilizada na embalagem de equipamentos electrónicos, para afastar o máximo possível de humidade da pele do bebé.

"Absorvem toda a humidade, incluindo a natural da pele, o que torna a pele seca e pode provocar assaduras. As nossas fraldas promovem uma absorção natural, que deixa o rabinho do bebé mais hidratado." Com loja online, já comercializa os produtos em todo o território nacional, planeando expandir em breve para Espanha e França.