Sociedade

Valorlis instala sensores para monitorizar enchimento dos ecopontos

6 fev 2024 11:31

Instalado nos concelhos de Batalha e Porto de Mós, em zonas de maior dispersão populacional, o sistema de sensores permite recolhas "mais inteligentes e dinâmicas".

valorlis-instala-sensores-para-monitorizar-enchimento-dos-ecopontos
Sensores instalados em 138 ecopontos localizados nas zonas serranas de Porto de Mós e Batalha
DR

Melhorar o serviço de recolha de material reciclável, tornando-o mais "inteligente e dinâmico", é o principal objectivo do sistema de sensores que a Valorlis instalou em 138 ecopontos nas zonas serranas de Porto de Mós e Batalha.

Em comunicado, a empresa explica que a nova ferramenta vai permitir acompanhar o "enchimento" dos ecopontos, de forma a optimizar a recolha. O sistema abrange ecopontos "mais distantes" das principais rotas de recolha, que implicavam percorrer distâncias "consideráveis", salienta a informação

Segundo a Valorlis, com a aplicação desta tecnologia, "é possível verificar e acompanhar o nível de enchimento dos contentores e, deste modo, adequar de forma dinâmica os circuitos de recolha dos resíduos recicláveis".

A empresa frisa ainda que o recurso a sensores permitirá abranger "mais locais de deposição de recicláveis com os mesmos meios operacionais".

O sistema de gestão das operações de recolha "assimila dados e parâmetros em tempo real, através de uma plataforma digital, que contribui para o apoio à decisão da actividade de recolha selectiva de ecopontos", reforça a nota de imprensa.

Citada nesse comunicado, Marta Guerreiro, administradora executiva da Valorlis, refere que adoptação desta ferramenta faz parte da estratégia da empresa de incorporar "inovação tecnológica dos sistemas de gestão de recolha seletiva de recicláveis", uma aposta que impacta "positivamente no quotidiano das operações".

"A contentorização mais inteligente permite a melhoria da qualidade de serviço, da gestão de recursos utilizados e a redução do nível de emissões de CO2 [dióxido de carbono]", reforça Marta Guerreiro.