Viver

Vencedora do Festival da Canção dá concerto no Festival A Porta em Junho

11 mar 2024 08:50

iolanda tem raízes em Pombal e depois de garantir o direito a representar Portugal na Eurovisão é o primeiro nome anunciado pelo Festival A Porta em 2024

vencedora-do-festival-da-cancao-da-concerto-no-festival-a-porta-em-junho
O tema “Grito” valeu a iolanda a vitória no palco da RTP
DR

“Sempre sonhei ser cantora”, disse ao JORNAL DE LEIRIA em Fevereiro de 2023. “Sabia que tinha coisas para dizer”. A pandemia trouxe-a de volta a Portugal quando vivia em Inglaterra (onde estudou escrita de canções em Londres no Bimm Institute) e agora iolanda vai representar Portugal na Eurovisão. Vai, também, actuar no Festival A Porta, a 15 de Junho.

O primeiro EP da artista com raízes no concelho de Pombal, com o título Cura e a colaboração do produtor Luar, é de 2023 e foi considerado um dos discos nacionais do ano pelo Expresso/Blitz.

Actualmente com 29 anos, iolanda estudou canto no Hot Clube de Portugal, em Lisboa, e piano no Conservatório de Coimbra, mas também cavaquinho, no grupo do Louriçal, freguesia onde cresceu e viveu até se mudar para Lisboa, aos 17 anos.

A interpretação do tema “Grito”, de que é autora, valeu-lhe a vitória no palco da RTP, no sábado.

Na entrevista ao JORNAL DE LEIRIA, no ano passado, assumia que o fado “é uma influência muito grande”, como são outros géneros da “música tradicional portuguesa”, que mistura com pop, electrónica e R&B.

A organização do Festival A Porta anunciou hoje que iolanda irá actuar em Leiria no próximo dia 15 de Junho. É o primeiro nome confirmado no cartaz da edição de 2024.

Anteriormente, a artista colaborou no tema “Crying Out”, de Darko, integrou a colectânea Volume 1, do colectivo Avalanche, escreveu para Bárbara Tinoco e Bárbara Bandeira, foi concorrente no The Voice Portugal e em 2022 estreou-se no Festival da Canção enquanto co-autora e co-compositora da canção “Mar no Fim”, interpretada por Blacci.

Depois do lançamento de Cura, em 2023, chegou às rádios nacionais e a palcos de festivais como o NOS Alive, o Paredes de Coura (Sobe à Vila) e o Festival F.

Incluir na programação projetos da zona de Leiria faz parte da identidade do Festival A Porta e, por isso, faz todo sentido ter a iolanda connosco. Tornou-se evidente que subiria a um dos palcos d’A Porta depois do concerto, no ano passado, no Clap Your Hands, que também acontece em Leiria. A energia performativa e a proximidade com o público leiriense é algo que queremos muito que se replique nos nossos palcos”, afirma Mariana Lois, da direcção do Festival A Porta.

Em 2024, iolanda está ainda confirmada no cartaz do Sonar, em Lisboa, e terá a sua estreia no Capitólio em nome próprio.

“Tem tudo para ser uma das próximas grandes divas da música feita em Portugal para a próxima década”, pode ler-se numa crítica publicada pelo site especializado Rimas & Batidas.