Opinião

11 Citações e 3 Paradoxos - Ruivo

29 mar 2024 11:27

Só um Estado controlado por cidadãos livres pode oferecer alguma segurança razoável. 

1 - Em diversas circunstâncias e tempo, Adolfo Hitler afirmou: - “Acredito hoje que a minha conduta está de acordo com a vontade do Criador Todo- -Poderoso. Ao repelir os judeus estou a lutar pelo trabalho do Senhor.

- Os judeus são definitivamente uma raça, mas não são humanos. - Vocês não devem agir por si mesmos, vocês devem obedecer, vocês devem-se entregar, vocês devem-se submeter à poderosa necessidade de obedecer.

- Temos de ser cruéis. Temos de recuperar a consciência tranquila para sermos cruéis.

- Ao vencedor não será perguntado se ele falou a verdade.

- A receptividade das massas é muito limitada, a sua inteligência é pequena, mas o seu poder de esquecimento é enorme. Por esse motivo toda a propaganda eficaz deve limitar-se a muito poucos pontos e deve insistir neles através de slogans, até que o último membro do público compreenda o que tu queres que ele entenda através do teu slogan.

- Toda a propaganda tem que ser popular e acomodar-se à compreensão do menos inteligente dentre aqueles que pretende alcançar.

- A propaganda não pode servir a verdade, especialmente se salientar algo favorável ao oponente. - Que sorte para os ditadores que os homens não pensem.

- A educação universal é o veneno mais corrosível e desintegrador que o liberalismo já inventou para sua própria destruição.

- Humanitarismo é a expressão da estupidez e da cobardia”.

2 - Na sua obra A Sociedade Aberta e os Seus Inimigos o filósofo Karl Popper apontou três paradoxos, sobre os quais vale a pena a Democracia e os democratas sempre reflectirem: - “A liberdade total leva à supressão do fraco pelo forte (Paradoxo da liberdade); - A tolerância ilimitada leva ao desaparecimento da tolerância. (Paradoxo da tolerância)

- Num processo democrático, a maioria pode decidir ser governada por um tirano (Paradoxo da Democracia)”.

Popper, neste último paradoxo filia-se em Platão, segundo o qual o Homem livre pode usar a sua liberdade absoluta para desafiar a lei, desafiar a própria liberdade e clamar por um tirano no poder.

No entender de Popper, “a liberdade, no sentido da ausência de qualquer controle restritivo, deve levar à maior restrição, pois torna os violentos livres para escravizarem os fracos”. E Popper constata finalmente que “qualquer espécie de liberdade será claramente impossível se não for assegurada pelo Estado”. E inversamente: só um Estado controlado por cidadãos livres pode oferecer alguma segurança razoável. 
(Fonte Wikipedia)