Opinião

A importância dos Arquivos Municipais online

1 mai 2020 14:19

Cada vez mais os Arquivos Municipais têm de desenvolver acções no sentido de disponibilizar de forma mais prática e cómoda, neste caso online, a possibilidade de consultar todo o património arquivístico.

Com a finalidade de partilhar, gerar sinergias de escala regional, desenvolver projetos de cooperação e de formação e empolgar novos utilizadores, foi constituída, formalmente, no dia 14 de Dezembro de 2018, a Rede Intermunicipal de Bibliotecas e a Rede Intermunicipal de Arquivos da Região de Leiria.

Foi feito um acordo de cooperação da referida Rede, assinado pelo Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMRL (Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria) e pelo sub-director Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Também foi assinada a Carta de Princípios da Rede Intermunicipal de Arquivos da Região de Leiria pelos 10 municípios que constituem a CIMRL: Alvaiázere; Ansião; Batalha; Castanheira de Pera; Figueiró dos Vinhos; Leiria; Marinha Grande; Pedrógão Grande; Pombal e Porto de Mós.

Foi um passo de grande importância numa estratégia de trabalho em rede, que os dez municípios estão a desenvolver activamente, que no caso dos Arquivos Municipais revelou ser um elo que faltava.

Contudo, nem todos os municípios têm os seus Arquivos acessíveis pela Internet, sendo que estão a ser desenvolvidos esforços nesse sentido, pelas autarquias que fazem parte da Rede.

Leiria e Pombal são dois dos concelhos que têm os seus arquivos online, sendo possível realizar, nas mesmas, um conjunto de acções que anteriormente só seria possível obter ou consultar presencialmente nas instalações do respectivo Arquivo.

Através das referidas páginas é possível obter resposta aos pedidos de pesquisa, pagamentos eletrónicos, obter certidões, entre outras opções que, agora que muitos estão em casa devido ao plano de contingência e os Arquivos fechados ao público, não seria possível ter acesso aos seus fundos documentais se não fosse o facto de estarem disponíveis na Internet.

A missão dos Arquivos Municipais não passa apenas pela guarda de documentação de interesse concelhio ou dos serviços camarários.

Cada vez mais os Arquivos Municipais têm de desenvolver acções no sentido de disponibilizar de forma mais prática e cómoda, neste caso online, a possibilidade de consultar todo o património arquivístico.

E, confinados em casa, é notória a vantagem dos Arquivos Municipais estarem online.

O esforço que todas as Autarquias estão a desenvolver para tal leva a pensar que em breve a referida Rede Intermunicipal continuará a dar os seus frutos para que, de forma mais prática, possa ser possível consultar ou solicitar a documentação existente nos mesmos.