Opinião

Barreiras Duarte e a inutilidade política

21 jul 2016 00:00

Posto isto impõe-se-nos a questão inevitável: «e o que fez Barreiras Duarte relativamente às velhas reivindicações do Distrito (...) Resposta simples: NADA!

O tema deste meu artigo de opinião surgiu quando me preparava para ir de férias, no meio da arrumação de livros e jornais e deparei com a edição do Região de Leiria de 28 de abril deste mesmo ano. Li então um artigo do inefável colunista Feliciano Barreiras Duarte, que é deputado e que escreve sobre política identificando-se como professor, “que bem”! Aliás o “professor” escolheu um título bem caricato: O Primeiro-Ministro em Leiria: duas mãos vazias com nada. Bem, se as mãos estavam vazias, então, não podiam ter mesmo nada. Nesse artigo, Feliciano Barreiras Duarte critica António Costa por não fazer nada por Leiria, um distrito por onde, imagine-se, o primeiro- -ministro já foi cabeça de lista do PS e eleito deputado. Francamente, que escândalo! Vamos então analisar a legitimidade da indignação de Barreiras Duarte.

Ele próprio, o professor Feliciano, foi eleito por cinco vezes deputado à Assembleia da República pelo distrito de Leiria na VIII, IX, X, XII e na atual legislatura, a XIII. Além de ter transformado o lugar de deputado num emprego, foi secretário de Estado por três vezes. E é bom lembrar que Barreiras Duarte foi secretário de Estado do ex-doutor Miguel Relvas que era o «dono daquilo tudo» no tempo em que o PSD era poder. Foi também, do ponto de vista partidário, chefe de gabinete de Passos Coelho, presidente do PSD, ou seja muito próximo daquele que conduziu os destinos de Portugal durante quatro anos e meio, dos últimos cinco.

Posto isto impõe-se-nos a questão inevitável: «e o que fez Barreiras Duarte relativamente às velhas reivindicações do Distrito: a modernização da linha do oeste, a passagem do IPL a Universidade e a abertura da base aérea de Monte Real ao tráfego civil?». Resposta simples: NADA!

*Candidato a deputado nas Legislativas
Texto escrito de acordo com a nova ortografia

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.