Opinião
Leiria marcha!
“Para que serve a marcha?”, pergunta o ser mais distraído que não apanhou o comboio do século XXI
No próximo dia 2 de Outubro à tarde, marcharemos por direitos, diversidade, visibilidade, representatividade!
Cheia de cor e de símbolos de um futuro que faz falta à cidade, vem aí a 1ª Marcha Pelos Direitos LGBTIQA+ de Leiria!
“Para que serve a marcha?”, pergunta o ser mais distraído que não apanhou o comboio do século XXI.
Para lembrar que a diversidade é riqueza, e que ninguém é “anormal”. Que todos têm direito à existência, e que se sonha com o dia em que se conquistará também o direito à indiferença.
Sim, leste bem - à indiferença! Há-de chegar o dia em que ver uma pessoa queer na rua há-de ser tão pouco chocante como o sexo pré marital!
A marcha também vai servir para aprender porque é que as siglas estão sempre a aumentar e porque é que há tantas bandeiras diferentes - vai servir para nos interessarmos pelas subjectividades alheias e para entender porque é que a inclusão importa!
Vai ser para conhecer o desconhecido, descobrir todas as camadas, todas as nuances que o género, o sexo e a psique são capazes de construir e desconstruir de novo, e de como isso nos torna mais interessantes.
A marcha vai ser livre, com alegria, e em luta! Pelo direito a não sofrer discriminações quando se vai ao pão, à escola, trabalhar, ou alugar casa.
Pelo direito a não ter de ficar dentro do armário só para a vida não ser tão difícil.
Vai servir para afirmar quem és, sem medo de julgamentos, e para explicar que identidade não é a mesma coisa que rótulo.
Vamos lutar pelo direito à família - a que nos viu nascer e a que queremos construir!
A marcha vai ensinar que o vermelho é vida, o laranja é saúde, o amarelo é luz, o verde natureza, o azul arte, e o violeta espírito, e que todas essas dimensões fazem pulsar um coração - qualquer coração!
Põe-te em marcha Leiria! Por ti, por alguém que amas, ou simplesmente por solidariedade! Para saber mais, procura por “LGBTI Leiria” nas redes sociais.
Ah, e dia 25 de Setembro às 17h00 vem até ao Praça Café fazer cartazes para levar à marcha!
Será o primeiro de muitos momentos de convívio e luta que servirão de mote para os tempos mais coloridos que queremos que cheguem!
E aqui vai o primeiro grito de ordem: a marcha é liiindaa!