Opinião

Mudar de Rumo – A Concorrência

28 jul 2016 00:00

Ora, a melhor forma de defender os serviços públicos está em os qualificar, monitorizando a sua qualidade e eficiência e controlando os seus custos, o que dificilmente pode ser feito sem haver alguma forma de concorrência.

A economia de mercado é indissociável da concorrência, podendo dizer-se que não há economia de mercado quando não há concorrência. Trata-se de um problema mal resolvido na política portuguesa, nomeadamente nos partidos que defendem a intervenção do Estado na economia, o que em si não seria um problema, mas que o é a partir do momento em que protegem o Estado de toda a concorrência, desprezando, por razões ideológicas, os custos comparativos entre serviços de qualidade equivalente. Acontece na saúde, na educação e em quase todos os outros serviços prestados pelo Estado.

Ora, a melhor forma de defender os serviços públicos está em os qualificar, monitorizando a sua qualidade e eficiência e controlando os seus custos, o que dificilmente pode ser feito sem haver alguma forma de concorrência. Por isso chega a ser patética a maneira como são tratados os recursos financeiros, como se não houvesse limite para a despesa, ou, como os partidos parecem acreditar, que é sempre possível ir buscar mais dinheiro aos que o têm, mas sem levar em conta a necessidade de investimento, a inovação e a iniciativa individual. E tudo isso num planeta em que o movimento de capitais é livre e instantâneo. Repito, essa não é a melhor forma de credibilizar os governos, nomeadamente os de esquerda, nem de defender a superioridade dos serviços públicos relativamente à actividade privada, já que nas economias abertas a concorrência internacional pelos recursos impõe regras.

Digo-o, apesar de reconhecer que a existência de paraísos fiscais introduz um evidente vício na economia de mercado e, por isso, defendo o combate a todas as formas de fuga aos impostos e o controlo dos movimentos de capitais, sem o que a democracia fica em perigo.

*Empresário
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.