Opinião

Música nas escolas e para a comunidade

24 dez 2023 16:00

Opinião de Francisco Oliveira (Tito)

Quando recebi o convite para integrar o corpo docente da Casa Sanches para a atividade de música, não hesitei.

É notável o crescimento dos níveis de atenção e memória que os meninos têm mostrado, para não falar da evolução musical, vocal, rítmica e capacidade de coordenação e desenvolvimento de exercícios em equipa.

Tento trabalhar de forma divertida e didática o maior número de temáticas musicais possíveis!

Músicas do mundo, instrumentos da orquestra, vida e obra de compositores, jogos rítmicos corporais, vocais e instrumentais, exploração e improvisação, canções temáticas e festivas.

A missão principal é que as crianças aprendam a gostar e apreciar música de infindáveis estilos e géneros diferentes, duma forma fluída e natural ao invés da imposição e obrigação que tantas vezes se impõe...

O principal objetivo e a necessidade do acesso ao ensino da música nestas idades, prende-se com o facto das crianças estarem mais abertas para absorver as aprendizagens e a educação rítmica e vocal.

A música no desenvolvimento infantil contribui para a integração da sensibilidade e da razão, colabora com a comunicação, expressão e coordenação corporal, socialização e segurança emocional para além de ser uma ótima forma para as crianças brincarem e se divertirem.

Logo, nesta fase, a ideia não passa por querer formar possíveis músicos, mas sim bons ouvintes de música e apreciadores de arte e cultura.

No que diz respeito à universidade sénior, de louvar o projeto de dar à comunidade a possibilidade de aprender um instrumento, a possibilidade de cantar e tocar em grupo, a possibilidade de desenvolver novas competências e conhecer novas pessoas através da arte, através da partilha musical!

Considero bastante positiva as minhas atividades e experiências na Santa Casa da Misericórdia de Leiria e espero continuar a crescer e a fazer crescer com esta instituição.

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990