Opinião

PISA papéis

2 fev 2024 11:25

Lemos, ouvimos e vemos, e não podemos ignorar (como já dizia Sophia) e os sinais e evidências de que a Educação precisa de levar uma volta grande

A frustração de quem lê, estuda, analisa, tem ideias, e tenta mudar qualquer coisa neste País, é muito grande. Há sempre um “mas”, um motivo “maior”, um “sempre foi assim”, uma “razão” aparente que cristaliza o status quo. É fácil cair na tentação (perigosa diga-se), de fazer disso atitude permanente de protesto, ou motivo de inação. Mas convenhamos, a malta também se cansa…

Lemos, ouvimos e vemos, e não podemos ignorar (como já dizia Sophia) e os sinais e evidências de que a Educação precisa de levar uma volta grande, estão todos aí. Se dúvidas houvesse, basta bater de frente com os resultados PISA que saíram recentemente. Interpretações são muitas, que destacam e detalham com pormenor a queda sofrida nestes últimos resultados. Mas todos concordam que não, a pandemia não explica tudo.

Escolas parceiras na Finlândia, com quem tenho tido o privilégio de trabalhar, contaram-me como funcionou por lá o momento em que saíram os resultados… o país também baixou os seus indicadores, as campainhas de alarme soaram. Mas não se ficaram por encolher os braços e seguir como business as usual. A ministra reuniu com as escolas todas, públicas e privadas (apesar de serem pouquinhas, não foram deixadas de fora, o sistema é só um).

O online funciona para isto, reuniões em larga escala sem necessidade de deslocações num país que vive parcialmente debaixo de neve numa parte do ano. E a mensagem foi clara: meus senhores, comecem a trabalhar amanhã para inverter isto, e quero saber como o vão fazer. As escolas já estão a trabalhar para melhorar o que têm, com ou sem papéis.

As escolas gozam de uma autonomia brutal, eu diria que até superior a qualquer escola privada por cá. Podem elaborar o seu próprio currículo, livremente e a sério, desde que apresentem métricas e indicadores que possibilitem atingir resultados. Não há bloqueios administrativos apesar de ser um sector perfeitamente regulado.

Vamos mais longe, literalmente, e vejamos Singapura. Porque é que os resultados PISA são tão bons? Um cocktail de factores, obviamente não há só uma razão, mas há pelo menos quem pense isto de forma integrada. Há uma cultura educativa, há um contexto propício, atitude dos alunos, perspectivas sérias para os professores, e um modelo desenhado para ser aplicado com rigor para todos, cuja finalidade é conhecida.

Por cá sabemos como foi, ou como está a ser, andamos aos papéis e a fazer papéis. Sabemos dizer ano após ano que temos a geração mais bem formada de sempre (o chavão) só porque passam na escola anos a fio…infelizmente não é a que tem mais conhecimento. Vamos pagar isto caro.