Opinião

Vai e vem

19 set 2025 16:15

Assinalando o conhecido vai e vem de coisas e pessoas, ouso referenciar nesta coluna o desaparecimento da Dona Alcina

A felicidade de atingir, com vida, mais uma rentrée, foi institucionalmente apoiada com a abertura de uma nova feira junto aos Paços do Concelho!

Em tempo de meditação eleitoral, nada melhor do que inaugurar um espaço nobre da cidade há muito vedado a visitas e passeios. Da última vez que lá tinha estado retiraram-me as amígdalas e as adenoides, no que outrora era um procedimento recomendado, num espaço onde o então dono servia este tipo de cirurgias domésticas. Confesso que me doeu menos a actual proposta lúdico-cultural oferecida pelo município.

A casa de família, consultório e clínica, mostra-se hoje ao comum dos mortais com uma atmosfera bem mais desanuviada. Após obras de requalificação, o Estado português deslocalizou para Leiria algumas peças importantes da sua coleção de arte moderna, colocando a cidade no mapa das significativas rotas artísticas globais.

O primeiro fim de semana na nova Villa Portela parece antecipar um auspicioso futuro para este equipamento! Outro importante apontamento, que devo fazer, prende-se com a simpática cafetaria instalada neste espaço, onde se oferecem diferentes saladas, sempre temperadas com bom azeite de Porto de Mós, assim como uma já afamada tosta recheada com um peixe chamado atum.

Assinalando o conhecido vai e vem de coisas e pessoas, ouso referenciar nesta coluna o desaparecimento da Dona Alcina. Arriscando abrir o contexto geográfico desta coluna, por portas travessas – que se resumem a complexas conjunturas familiares – encontro-me também ligado à Murtosa, onde até à semana passada encontrávamos, no cais da Béstida, sempre junto ao fogão, uma das mais nobres representantes da difícil arte do rojão e da enguia.

O desaparecimento precoce desta extraordinária cozinheira, aos 92 anos, dificilmente será superado pelos que aí vêm. Mas a esperança existe de que algum aprendiz consiga manter acesa a chama de um glorioso escabeche.

Texto escrito segundo as regras do Novo Acordo Ortográfico de 1990