Leonel Pontes
A Oeste, nada
Nem sempre temos as memórias prontas a responder em tempo às solicitações. Nesta crónica a coisa foi (é) mais ou menos assim.
5 jun 2017
Leonel Pontes
De rastos
O Verão aproximava-se lesto. Com ele o tempo de férias. Para preparar casa para o tão merecido quanto desejado repouso, quiçá tempo de diversão, por mim e para a família, fui até à Aldeia Lusitana, Óbidos.
27 mar 2017
Leonel Pontes
Bancarrota
É bom lembrar que o mundo é um espaço plano, segundo Friedman, o que equivale por dizer que todos falamos com todos, todos somos vizinhos de todos, todos devemos a todos e todos temos a haver de todos.
20 fev 2017
Leonel Pontes
Revolução cognitiva
Não posso iniciar as crónicas de 2017 sem abordar, ainda que superficialmente, o estado da nossa dívida pública, ora a passar os 130% do PIB, e bem assim comparar o seu diferencial com a última década do final do século XX; já então nos 50,3%.
12 jan 2017
Leonel Pontes
Uma ideia estratégica
Novos tempos vieram e toda aquela azáfama se esfumou. Mas, pior que isso, foi que todas aquelas infra-estruturas caíram de obsoletas.
9 dez 2016
Leonel Pontes
O divórcio do século XXI
O século XXI ficará para a história como o século do divórcio desse tão desejado casamento que teve e tem por trave mestra a concepção de um filho, o “euro”, que agora se vê foi concebido às cegas por cada um dos membros dessa desajeitada união.
5 nov 2016
Leonel Pontes
Psicopolítica
“A psicopolítica configura uma técnica de dominação que, em vez dos antigos métodos opressores, recorre a um poder sedutor e inteligente, que consegue que os cidadãos se submetam por si próprios às forças de dominação.”
29 set 2016
Leonel Pontes
A importância das pessoas nas organizações
Alguém disse um dia: “o passado é história, o futuro um mistério, este momento é uma dádiva. Por isso este momento se chama presente”. Teoria das Relações Humanas, George Elton Mayo (1880 – 1949)
26 ago 2016
Leonel Pontes
Capital psicológico
E mais diziam mais estudiosos que se lhe seguiram, que mente saudável não é apenas cuidar do que está danificado, é sobretudo cuidar de algo ou de alguém e fomentar o que temos de melhor.
21 jul 2016
Leonel Pontes
Cinismo organizacional
A introdução do euro consubstancia uma última etapa de um longo trajeto trilhado por vários países membros, tendo por fim último a plena integração na UEM.
16 jun 2016
Leonel Pontes
Belle époque portuguesa
A belle époque foi um período da história contemporânea que teve o seu início nos finais do século XIX, por volta dos anos de 1889, mantendo-se até 1914, até à eclosão da I Guerra Mundial.
19 mai 2016
Leonel Pontes
Cleptocracia
O que nos tem sido dado ver no pós-revolução em matéria de bem-estar social, o que temos visto é um novo riquísmo que só passivos deixa em contínuo ao País e aos cidadãos.
7 abr 2016
Leonel Pontes
Inteligência Emocional
Esta inteligência goza da qualidade distintiva de complementarmos a inteligência académica, as capacidades cognitivas medidas pelo Quociente de Inteligência (QI).
3 mar 2016
Leonel Pontes
Destruição criadora
7 jan 2016
Leonel Pontes
Porquê Marrazes
"Mas ainda assim não é crível que Marrazes seja um topónimo milenar. Por isso a sua origem é mais plausível vir de “masreses”."
19 nov 2015