Sociedade
16 mil casas continuam sem utilizar rede de esgotos
O incumprimento já resultou em cerca de 260 processos de contra-ordenação por falta de ligação, levantados pelos SMAS de Leiria nos últimos dois anos.
No concelho de Leiria existem mais de 16 mil alojamentos servidos com rede de saneamento, mas que não estão a usar o sistema, por os moradores não fazerem a ligação.
Para reduzir esse número e, dessa forma, dar utilidade ao investimento feito, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) notificaram, nos últimos dois anos, cerca de cinco mil munícipes para que procedam à ligação à rede.
De acordo com dados facultados pela câmara, o incumprimento dessa obrigação já resultou em 259 processos de contra-ordenação levantados em 2015 e 2016, com os munícipes a incorrerem em coimas que podem variar entre os 1.500 e os 3.470 euros, no caso de pessoas singulares, e entre 7.500 e 44.890 euros, se se tratarem de entidades colectivas. “As pessoas são notificadas para requererem a ligação.
Se não o fizerem dentro do prazo, é despoletado o processo de contra-ordenação, que além, do pagamento da coima, implica a obrigatoriedade de pedir a ligação”, explica o vereador do Ambiente.
Ricardo Santos frisa, no entanto, que tem havido “uma evolução positiva”, com a redução das notificações, porque “as pessoas estão mais sensibilizadas para a necessidade de fazerem a ligação à rede. “Antes havia um pouco a ideia de que não era obrigatório. A mensagem correcta já vai passado”, refere o autarca, admitindo que a redução dos custos de adesão ao sistema também veio ajudar.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.