Economia

Acordo de tarifas com EUA é “sinal de tempos estranhos”

3 ago 2025 17:23

O acordo entre a UE e EUA que impõe uma taxa de 15% nos artigos europeus é criticado por asfixiar a economia numa época de globalização e quando se julgava que os mercados liberais dominavam

acordo-de-tarifas-com-eua-e-sinal-de-tempos-estranhos
Especialistas prevêem inflação, retracção no investimento e procura de novas rotas comerciais
DR
Jacinto Silva Duro

O acordo de tarifas entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos(EUA) está a ser severamente criticado, embora haja o reconhecimento que, para já, o documento evita uma guerra comercial e pode trazer alguma previsibilidade.

As tarifas impostas e as exigências injustificadas à UE são vistas como prejudiciais para a economia portuguesa, especialmente para os seus sectores exportadores, e para o poder de compra dos consumidores.

Lamenta-se o aumento de custos para empresas e consumidores, embora o acordo fixe as tarifas em 15% para produtos europeus vendidos nos EUA, quando Donald Trump ameaçava 30%, esta percentagem ainda é considerada elevada.

Isto significa que os produtos europeus exportados para os EUA ficarão mais caros, com uma consequente diminuição das vendas para as empresas portuguesas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ