Sociedade
AGILidades do Politécnico de Leiria premiada na categoria ‘Conhecimento+' pela CCDR
Também o projecto Córtex School Bag recebeu uma menção honrosa, na categoria ‘Vida+’
O projecto AGILidades Lab Center - AgilLAB, promovido pela AGILidades, spin-off do Politécnico de Leiria, foi o grande vencedor do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável, na categoria Conhecimento+, dinamizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro. Também o projecto Córtex School Bag recebeu uma menção honrosa, na categoria Vida+.
As distinções foram entregues no 11.º Congresso em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, decorrido em Coimbra, no dia 5 de Dezembro.
“Estes reconhecimentos destacam o nosso contributo para a promoção de um envelhecimento mais activo, saudável e com mais qualidade de vida. A nossa equipa trabalha diariamente para criar soluções inovadoras que transformem o envelhecimento numa etapa ainda mais rica e plena, com base no conhecimento científico e na prática. Estas distinções são uma validação de todo o esforço e dedicação para fazer a diferença na vida de tantas pessoas”, afirma Marlene Rosa, fundadora da AGILidades, citada numa nota de imprensa.
Segundo o comunicado do Politécnico de Leiria, o AGILidades Lab Center é um programa validado cientificamente, que procura a promoção de boas práticas no cuidado à pessoa idosa. Tem como objectivos formar e capacitar as equipas, com base no paradigma do Playfull Aging, no qual a recreação, a ludicidade e o jogo são os promotores de um envelhecimento saudável e desenhar e operacionalizar programas de estimulação com base no Playfull Aging, bem como medir os seus resultados.
Esta iniciativa pretende ainda dotar as equipas de ferramentas lúdicas e validadas para a promoção da saúde, prestar tutoria às equipas na implementação dos programas e criar e promover redes de boas práticas na implementação do jogo sério em cuidados geriátricos.
O Córtex School Bag é um projecto pioneiro em Portugal que visa a introdução da temática da demência nas escolas primárias, através de três elementos e materiais: um livro infantil musicado, intitulado Quando a fábrica da avó avaria…, que conta, de forma escrita e cantada, a história da relação entre o neto e a avó e todos os desafios relacionais, numa descoberta após diagnóstico de demência. Integra ainda um jogo de tabuleiro enquanto ferramenta de aprendizagem activa e de simulação para as crianças aprenderam curiosidades sobre a doença e formas divertidas de ajudarem as pessoas que sofrem de demência. Existe também um guia para professores, como uma ferramenta de apoio para abordarem a temática nas aulas.
“Estas distinções não seriam possíveis sem o apoio de todos os que acreditam e apoiam o nosso projeto, e de cada parceiro que caminha connosco nesta jornada. Queremos continuar a inovar e a criar impacto positivo, pois o futuro do envelhecimento ativo é agora”, conclui Marlene Rosa.
A AGILidades é uma spin-off do Politécnico de Leiria que visa o desenvolvimento de jogos e outros materiais que incentivem o treino funcional em populações frágeis.
O Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Activo e Saudável, promovido pela CCDR Centro, tem como objectivo aumentar a divulgação e o reconhecimento de projetos e iniciativas que promovem o envelhecimento ativo e saudável na região Centro.