Saúde

Unidade Local de Saúde da Região de Leiria admite falta de 100 médicos especialistas

18 jun 2024 15:00

Conselho de Administração reúne com as cinco comissões de utentes existentes na sua área de influência

unidade-local-de-saude-da-regiao-de-leiria-admite-falta-de-100-medicos-especialistas
A Unidade de Saúde Local da Região de Leiria foi criada em Janeiro
Ricardo Graça

O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL), Licínio de Carvalho, admitiu que existe um défice de 100 médicos especialistas nas unidades hospitalares, numa reunião com as cinco comissões de utentes existentes na sua área de influência.

“Temos contratado médicos aposentados e prestadores para trabalhar connosco e apostámos na implementação do programa Bata Branca. É sobejamente conhecida a falta de médicos de família que temos na nossa ULS, na qual 22% da nossa população não tem médico de família e 19% não tem médico assistente”, referiu Licínio de Carvalho, citado numa nota de imprensa.

A mesma preocupação foi partilhada pela directora clínica para a área de cuidados de saúde primários da ULSRL, Denise Velho, que evidenciou a dificuldade sentida para completar as escalas médicas dos Serviços de Atendimento Permanente e Complementar. “É também importante para nós melhorar a comunicação com a população, informando-a das alternativas e opções, e ainda agilizar de forma mais célere a marcação de consultas para acabar com as filas de utentes à porta das unidades durante a madrugada”, afirmou aquela responsável, também citada no comunicado.

Estiveram presentes as comissões de utentes da Marinha Grande, de Ourém, da Batalha pela Saúde, da Saúde Lado a Lado (Pombal) e da Ur’Gente – Associação de Utentes de Saúde (Porto de Mós).

Segundo a nota da ULSRL, os representantes das comissões demonstraram o seu contentamento pela reunião, que permite “potenciar um diálogo mais profícuo”.

Cada comissão partilhou as principais fragilidades dos seus concelhos e algumas propostas de melhoria.