Viver

Ágora: De volta ao castelo para dar palco a outros mundos com mulheres pioneiras e festa cigana

1 ago 2024 18:00

Marta Pereira da Costa, Cláudia Gaiolas, La Familia Gitana, Angélica Salvi, João da Fonseca, Eduardo Cardinho e Paulo Bernardino são protagonistas do primeiro fim-de-semana

agora-de-volta-ao-castelo-para-dar-palco-a-outros-mundos-com-mulheres-pioneiras-e-festa-cigana
Cláudia Gaiolas actua este domingo
DR

A médica Carolina Beatriz Ângelo fica na história do país como a primeira mulher a votar – no dia 28 de Maio de 1911, durante a eleição da Assembleia Nacional Constituinte – e é a protagonista do espectáculo para o público infanto-juvenil que Cláudia Gaiolas apresenta no domingo, 4 de Agosto, no castelo de Leiria, com início às 17:30 horas, integrado no ciclo Antiprincesas e na temporada de programação Ágora, em que a actriz participa pelo terceiro ano consecutivo.

Para se tornar pioneira e notícia até na imprensa estrangeira, Carolina Beatriz Ângelo precisou de uma sentença de tribunal, que se sobrepôs ao parecer da Comissão de Recenseamento, desfavorável, apesar de a lei de 1911 conceder o direito de voto aos chefes de família ou maiores de 21 anos que soubessem ler e escrever – requisitos que preenchia, por ser viúva e ter formação superior. Morreu volvidos quatro meses. Em 1913, o Governo fez publicar novas regras em que explicitamente só os cidadãos portugueses do sexo masculino podiam ser eleitores de cargos legislativos. O voto feminino como realidade jurídica em Portugal (mas com restrições) só aparece a partir de 1931.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ