Viver
Ágora regressa ao Castelo de Leiria com Pedro Mafama, Fado Bicha e Aldina Duarte
Serão três fins-de-semana, entre Agosto e Outubro, com concertos, artes performativas e visuais e propostas para os mais novos. Arranca a 5 e 6 de Agosto.
O projecto Ágora está de regresso ao Castelo de Leiria para três fins-de-semana de concertos, artes performativas e visuais, instalações artísticas e propostas para os mais novos, a realizar entre Agosto e Outubro. Pelo palco do Ágora, passarão, entre outros, Pedro Mafama, Aldina Duarte, A Garota Não, Fado Bicha e as Adufeiras de Idanha-a-Nova. Há ainda teatro infantil, com peças de Capicua, Cláudia Gaiolas e Noiserv e Mia Tomé.
A edição deste ano do Ágora arranca no primeiro fim-de-semana de Agosto, dias 5 e 6, com uma instalação de Filipe Baptista (A.T.M.A._0.9), que se propõe a transformar o espaço subterrâneo das cisternas do Castelo numa “experiência única de imersão e interactividade”. No sábado, haverá concertos com Aldina Duarte, às 17:30 horas, e com Pedro Mafama, às 19 horas.
No domingo, dia 6, mantém-se a instalação de Filipe Baptista. Pelas 16:30 horas, terá lugar o espectáculo de teatro infanto-juvenil Antiprincesas - Clarice Lispector, de Cláudia Gaiolas, seguindo-se, pelas 17:30 horas, uma outra peça para este público, intitulada As árvores não têm pernas para andar, da autoria de Joana Gama. O alinhamento do primeiro fim-de-semana termina com o concerto das Adufeiras de Idanha-a-Nova, marcado para as 18:30 horas.
O acesso às actividades do Ágora está incluído no ingresso no Castelo, cujo bilhete normal custa 2,10 euros, com a lotação limitada à capacidade dos espaços. A compra do ingresso é feita directamente o no espaço.
No comunicado que anuncia a programação dos primeiros dois dias do Ágora, a organização explica que o projecto pretende “cruzar a memória, o presente e o que há-de vir através da exploração de diversos territórios artísticos, das artes performativas à música, das artes visuais à instalação. Serão “três fins-de-semana de programação multidisciplinar a dialogar com um dos ícones do património histórico-cultural da cidade, o Castelo de Leiria”, promete a organização.
O restante programa será detalhado mais próximo das datas, mas está já anunciada a participação de Fado Bicho (9 de Setembro), Panda Bear & Sonic Boom (7 de Outubro) e A Garota Não (8 de Outubro). Entre as propostas para os mais novos, a organização avança com a realização dos espectáculos Mão Verde, de Capicua, e a A Tristeza já me deu muitas alegrias, um projecto que junta Mia Tomé e Noiserv. Confirmada está também uma instalação de Lua Carreira nas cisternas do Castelo.