Sociedade
Alcobaça lança concurso para reabilitar "Do Mosteiro ao Castelo"
Autarquia visa melhorar a qualidade de vida urbana e as condições de habitabilidade daquela zona
A Câmara de Alcobaça vai lançar um concurso público de concepção para elaboração do projecto de requalificação urbana Do Mosteiro ao Castelo | Acessibilidade e Nova Mobilidade, que "pretende estabelecer-se como o ponto de partida à promoção da reabilitação urbanística e ambiental do centro histórico, melhorando a qualidade de vida urbana e as condições de habitabilidade daquela zona", informa a autarquia.
O objectivo é também "potenciar uma série de novos factores que virão influenciar positivamente a vivência das populações, bem como dos visitantes", prossegue o município.
"Com esta intervenção, e a consequente valorização do ambiente urbano, pretende-se melhorar a qualidade de vida e as condições de habitabilidade daquela zona, potenciando a melhoria das condições de segurança pública e ainda a atracção de nova população. Pretende-se ainda potenciar o turismo, com a demarcação clara da ligação pedonal do mosteiro ao castelo, eixo primordial da história desta zona, alargando com isso a permanência e desfrute do ambiente urbano da cidade", refere ainda.
"Propõe-se a concepção de uma linguagem arquitectónica que interligue os dois monumentos (mosteiro e castelo) acentuando o carácter e identidade urbana, com uma visão contemporânea do local, sem descurar a adequação com a intervenção existente na praça 25 de Abril, criando uma linguagem coerente e de harmonização da cidade enquanto conjunto", especifica a autarquia.
O concurso incide sobre a requalificação das seguintes ruas: - Rua Frei Fortunato (parte); - Rua Miguel Bombarda (parte); - Rua Eng.º Duarte Pacheco; - Rua D. Maur Cocheril; - Rua do Castelo; - Rua Frei Estevão (parte); - Rua Almirante Cândido dos Reis; - Avenida Maria Oliveira; - Rua David da Fonseca(parte); - Avenida João de Deus; - Rua 16 de Outubro (apenas substituição de rede de esgotos pluviais e reposição de pavimento existente).