Sociedade

Ana Maria Moniz entre os finalistas do Global Teacher Prize Portugal

9 mai 2023 20:49

Professora de Educação Especial no Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, no Bombarral

ana-maria-moniz-entre-os-finalistas-do-global-teacher-prize-portugal

Ana Maria Santos Moniz é uma das dez finalistas do Global Teacher Prize Portugal. A professora de Educação Especial no Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, no concelho de Bombarral, trabalha directamente com cerca de 126 alunos, desde o pré-escolar ao 12.º ano.

A docente tem uma intervenção mais directa com alunos com perturbação do espectro do autismo que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem e contribuiu para a criação de espaços de aprendizagem activos e diferenciadores, para a criação de uma sala Snoezelen e para a dinamização de técnicas multissensoriais.

Segundo a página do Global Teacher Prize Portugal, a professora é autora do projecto Ler Lazer e Aprender e desenvolve a acção Aprender a ser Fazendo, com a quinta pedagógica Bambilocas, que tem como objectivo o desenvolvimento da autonomia na realização de actividades da vida diária através do contacto com a natureza.

Com todas estas iniciativas, a professora procura responder às necessidades cognitivas, sociais, de linguagem, e de interacção numa simbiose de preparação para a vida activa dos alunos, refere a descrição da professora.

Uma das ferramentas utilizadas são as sinergias com as estruturas directivas, com a escola e com a comunidade na organização de espaços e recursos adaptados, assim como com os docentes e os técnicos no sentido de definir como se pode ensinar e o que se precisa de aprender numa visão holística do aluno enquanto pessoa.

Com a sua prática diária, Ana Maria Santos Moniz contribui para que os alunos sejam mais interventivos e empreendedores, que aprendam em instalações físicas apropriadas e sensíveis às deficiências e à igualdade de género, com ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos.