Viver

Angariação de fundos visa restauro de um orgue-célesta Mustel de 1898

29 dez 2025 11:05

A campanha é dinamizada pelo músico João Santos, que mantém em Leiria o atelier Fort’Expressivo, especializado em instrumentos históricos

angariacao-de-fundos-visa-restauro-de-um-orgue-celesta-mustel-de-1898
O modelo que está no centro da iniciativa
João Santos

“Um instrumento de grande raridade e valor patrimonial”, pode ler-se na apresentação disponível na plataforma gofundme.com.

O projecto visa o restauro integral de um orgue-célesta Mustel de 1898, construído em França e resgatado do Convento de Montariol, em Braga, onde se encontrava fora de uso.

Desde Dezembro de 2023, foi utilizado em mais de uma dezena de concertos.

Actualmente, o orgue-célesta que é o motivo da angariação de fundos encontra-se à guarda do organista João Santos, responsável pela campanha, no seguimento de uma parceria com a comunidade franciscana.

O modelo proveniente da casa Mustel, marca de prestígio, à época, é um dos instrumentos históricos estudados e recuperados no contexto do atelier Fort’Expressivo, fundado por João Santos em Leiria.

O restauro está estimado em 20 mil euros.

“A recuperação deste instrumento permitirá não só preservar um importante legado da invenção instrumental francesa, mas também enriquecer o panorama musical e cultural português, disponibilizando um exemplar raro para concertos, investigação, composição e formação”, é referido na página de suporte à iniciativa.

“Este projecto insere-se num esforço mais amplo de resgate e valorização do harmónio de arte, um instrumento de grande relevância na Europa entre o século XIX e o início do século XX, mas que permaneceu praticamente esquecido em Portugal durante todo o século XX. A investigação em torno deste tema está a ser documentada academicamente e já resultou num artigo científico publicado no boletim cultural do município de Mafra (2025), constituindo a primeira publicação nacional sobre este domínio desde o início do século XX”, informa-se no mesmo texto.

Até ao momento, as doações permitiram arrecadar cerca de 2.300 euros.