Abertura
Antigas igrejas transformadas em templos de cultura
transformação em centro interpretativo da antiga igreja de Almoster, em Alvaiázere, que sobreviveu a ataques e intempéries, é o mais recente exemplo de um templo colocado ao serviço da cultura. Não é caso único na região
Durante as últimas décadas, Maria Marques, de 77 anos, viveu paredes meias com as ruínas da antiga igreja de Almoster, construída no século XVI nesta freguesia do concelho de Alvaiázere. Depois de anos de abandono - “era um amontado de silvas” - o templo, que sobreviveu à fúria vandalizadora das invasões francesas, a “utilizações indevidas como aviário e armazém”, e a um incêndio, está agora transformado num centro interpretativo e cultural.
Dispõe ainda de um auditório a céu aberto, que ocupa a nave central da igreja, que não tem tecto, e de uma zona de lazer, criada no exterior, na casa onde foi mantida e recuperada uma levada, em tempos usada para rega.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.