Viver
Apollo apresenta “Era uma vez um país” e festeja um ano do novo auditório
Esta noite volta o teatro a Pêras Ruivas, no concelho de Ourém
O espectáculo que assinala 50 anos do 25 de Abril e um ano do Auditório Apollo, na colectividade da aldeia de Pêras Ruivas, a cinco quilómetros de Ourém, já está esgotado. Com texto e encenação de Dora Conde, é apresentado logo à noite pelo Grupo de Teatro Apollo, com início às 21:30 horas.
Era uma vez um país conta com interpretação de Dora Conde, Luís Costa, Sónia Costa e Tatiana Pedro, a luz e o som estão a cargo de Fábio Vieira. A peça surge esta terça-feira com uma nova roupagem, face à estreia, em 2022.
“O texto ganhou outra dimensão”, comenta Dora Conde. Aborda “a condição da mulher antes do 25 de Abril e as conquistas que se alcançaram com a liberdade”, pela voz de três personagens, todas do sexo feminino.
“É uma criação minha a partir de uma recolha de documentos da época” e com “contributos de algumas pessoas com quem falei”, explica ao JORNAL DE LEIRIA.
Apesar se ligar com as comemorações da Revolução dos Cravos, o espectáculo “tem potencial” para circular além do dia de hoje e do mês de Abril, considera a encenadora. “Pode estar em constante construção, a narrativa permite que se vá acrescentado dinâmica”.
Depois, às 22:30 horas, o Grupo de Teatro Apollo festeja o primeiro aniversário do Auditório Apollo, obra de renovação que transformou a anterior sala no Centro Cultural e Recreativo de Pêras Ruivas num espaço com melhores condições para o público e para os artistas.
“Um balanço muito positivo”, realça Dora Conde, com actividade dinamizada pelo Apollo e por outras entidades do sector da cultura, ao longo dos últimos meses.