Viver

Armazém das Artes. Um ano do “colosso” em que se ambiciona descomplicar a arte

22 mar 2024 10:51

Três dias de festa, de hoje até domingo, para celebrar a nova vitalidade do centro cultural em Alcobaça

armazem-das-artes-um-ano-do-colosso-em-que-se-ambiciona-descomplicar-a-arte
Dois mil metros quadrados de área para exposições e muito mais além das exposições
Ricardo Graça

Um ano após a reabertura a tempo inteiro do Armazém das Artes, com festa e programação especial já no fim-de-semana, de 22 a 24 de Março, a gestora Maria Manuel Aurélio continua a querer comprometer-se com uma ocupação “leve e descomplexada” do edifício com 2 mil metros quadrados de área para exposições localizado junto ao Mosteiro de Alcobaça.

“Pode ter este papel de, não sendo condescendente, e não diminuindo em nada a qualidade daquilo que queremos transmitir, lembrar as pessoas de que a arte e a cultura podem ser divertidas”, diz ao JORNAL DE LEIRIA. “Tem e deve ter como missão ser um espaço onde nos reaproximamos daquilo que nos é superinato, que é a manifestação artística. Se formos à história da humanidade, antes do fogo, já pintávamos paredes. Há, de facto, algo muito elementar, muito natural, muito de pele e de sentimento, nesta coisa de nos expressarmos”.

Aberto pela primeira vez em 2007 por iniciativa do artista plástico José Aurélio, e encerrado desde 2012, excepto durante acções pontuais, o Armazém das Artes “é um colosso” que tanto coloca “dificuldades” como manifesta “potencialidades”, reconhece Maria Manuel Aurélio. “Com estas características, se calhar até chegarmos a Lisboa não há nada parecido”. Conforme sinaliza o bronze esculpido na porta, é uma casa para o cinema, a fotografia, o teatro, a dança, a arquitetura, a escultura, a literatura, a pintura ou a música, com exposições e muito mais. “Dá para fazer quase tudo aqui e isso é espectacular”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ