Viver
As marionetas que encantam Madrid e brilham no Irão já têm 25 anos
Começa hoje o 25º Festival Marionetas na Cidade com a inauguração de uma exposição de artes plásticas
A única estrutura profissional de criação para marionetas no distrito de Leiria está a celebrar 25 anos de actividade e continua a surpreender, em Portugal e no estrangeiro. Destaques dos últimos meses, a ópera apresentada no Coliseu do Porto e a internacionalização do espectáculo Lúmen na capital de Espanha, com bonecos que atingem os cinco metros de altura. “A primeira vez que uma companhia estrangeira abriu as festas de Madrid, uma loucura”, comenta José Gil, um dos três colaboradores permanentes do colectivo sediado em Alcobaça, com Natacha Costa Pereira e Sofia Vinagre.
“É incrível, não é? Fazer o Coliseu do Porto com uma ópera de marionetas”, diz ao JORNAL DE LEIRIA. Em causa, O Retábulo de Mestre Pedro, de Manuel de Falla, parceria com a Orquestra Filarmonia das Beiras. “O trajecto tem sido assim. Também nunca nos passou pela cabeça fazer uma digressão em Nova Iorque, nunca nos passou pela cabeça fazer espectáculos no Irão”. Cerca de metade das 150 a 200 apresentações anuais da companhia acontecem no exterior e na lista de países surgem a China, a Índia, a Rússia e a Tailândia, entre muitos outros, do Oriente ao Ocidente.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.