Desporto

As nossas dicas para um Natal um pouco menos gorduroso

23 dez 2016 00:00

Esta época do ano é fértil em pecados, a começar pela gula e a acabar na preguiça. Vamos tentar atenuar as consequências negativas para a nossa saúde?

as-nossas-dicas-para-um-natal-um-pouco-menos-gorduroso-5627

Natal. Por estes dias, engordar é quase uma certeza e raras são as pessoas que não encaram uns gordurinha a mais depois da época festiva como uma inevitabilidade. Não tem, não deve e não pode ser assim.

O número de pessoas activas tem vindo lentamente a aumentar, mas lá está, o Natal pode pôr em causa a condição física e o corpo saudável que muito tempo levou a conseguir.

Por isso, nós, no JORNAL DE LEIRIA, decidimos dar o nosso pequeno contributo para que passe por estes dias incólume, sem mais gordura acumulada, sem problemas de saúde, e sem ter de se privar de tanta coisa. Palavra-chave: rigor.

A verdade é que os problemas que surgem no Natal vão além das calorias a mais que se ingerem. Para muitas pessoas, é também sinónimo de férias, de mais sofá e de mais televisão, de mais períodos de dolce far niente.

Mas há os jantares de amigos, da empresa, do clube, do grupo de amigos do bairro que não se encontrava há um ano, todos eles eventos onde há grandes probabilidades de se comer muito, de se beber mais e até de regressar ao cigarrito que se tinha deixado no Verão de 2014.

Depois, claro, há a ceia de Natal. Nem nos vamos queixar do peru, muito menos do bacalhau, já das rabanadas, dos coscorões, do bolo-rei, dos filhós, das azevias, do arroz-doce e da aletria não há muito a dizer bem.

Tudo regado com quatro garrafas de tinto e três whiskies a fechar, antes de ir abrir os presentes onde... as caixas de bombons ganham predominância.

Conselhos do professor

O esforço para voltar a ser saudável não pode ser obliterado numa semana, pois não? Fomos falar com Nuno Amaro, docente do curso de Desporto e Bem-Estar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, para nos dar alguns conselhos.

Primeiro conselho: “planeie a actividade com antecedência”. Desta forma, estará a prevenir-se tudo o que vai acontecer – de mau - nos dias que decorrem até ao réveillon. É fundamental “articular a actividade física com os jantares, com os encontros de amigos, com as viagens”. E só assim, com rigor e método, será possível sobreviver a tantos desafios.

Segundo conselho: “afixe o plano de treinos no frigorífico… precisamente a fonte de muitos pecados”. Este método deverá servir para o ano inteiro, mas nesta altura ganha uma importância fundamental.

Terceiro conselho: “anote na agenda a actividade física como se de um compromisso profissional se tratasse”. “Seja rigoroso e avise em casa que tem treino e que nada o vai impedir de o fazer.”

Quarto conselho: “peça prendas activas ao Pai Natal”. Já agora, também deve oferecer presentes activos. Poderá resultar melhor se forem para fazer actividades em conjunto. Sapatilhas, bolas, packs de aulas no ginásio, pedómetros, garrafas de hidratação para treino, roupa desportiva e leitores de mp4 são algumas das sugestões que lhe deixamos.

Quinto conselho: Vai ter com aqueles amigos que não vê há muito tempo? Em vez de marcar uma jantarada ou uma ida a um bar, “marque o encontro de maneira diferente: vão caminhar ou até correr em ritmo mais lento”. E assim “podem conversar e passam em zonas da cidade que vos trazem memórias”.

Sexto conselho: “substitua, pelo menos, uma comida pouco saudável na ementa do Natal. Corte nas quantidades de doces que faz. Reduza o açúcar ou substitua-o, porque há sempre forma de deixar o sabor doce nas sobremesas?. Substitua ingredientes menos saudáveis”, salienta Nuno Amaro.

Sétimo conselho: se o mal estiver feito, “não fique aflito” e não se martirize. Tem é de voltar rapidamente à acção. Agora, se anda a baldar-se aos treinos ou se ainda não tiver aderido, comece a mentalizar-se que vai ter de “reverter a situação”.

Resoluções para o ano novo

Passada a fase das festas, há que olhar para 2017 com seriedade. Se treinava e continuou a treinar, damos-lhe os sinceros parabéns. Se parou no Natal, faça um esforço e regresse à actividade o mais rapidamente possível. Se nunca se meteu em exercícios, o virar do ano é o pretexto mais do que perfeito.

Primeira resolução: “não queira treinar este e o outro mundo quando começa o ano”. A verdade é que “quem treina com intensidades altas ou longas durações tem mais probabilidade de desistir.”

Segunda resolução: escolha uma modalidade que lhe dê prazer. “Não vá em cantigas dos outros, não vá em modas e não siga o que a amiga ou a vizinha fazem, pois pode não ser adequada para si.”

Terceira resolução: “opte sempre um acompanhamento profissional”. É que os treinos que pode pesquisar na internet “podem não ser adaptados a si, ao seu estilo de vida e à sua aptidão física”. Mais, não tem acompanhamento durante o treino e o risco de lesões ou ineficiência do treino é muito alto!

Quarta resolução: “não estabeleça objectivos muito ambiciosos”. “Prefira pequenas conquistas frequentes, estas levam-no a construir uma base mais sólida de condição física. “E se não souber que objectivos estabelecer, procure um profissional do Exercício Físico.”

Quinta resolução: “não minta a si, pois a única pessoa que sofrerá directamente com os pecados será você”. Por isso, seja rigoroso: “não se deixe cair em tentação e livre-se das calorias a mais”.

Esperamos ter ajudado. O JORNAL DE LEIRIA deseja-lhe um feliz Natal.